Mobilidade em Transformação: relembre todas as etapas do projeto

Ultrapassando a barreira virtual, projeto ganhará intervenção física, apresentada pela Prefeitura de Registro (SP), por meio de sua Secretaria de Mobilidade e Trânsito

A iniciativa “Mobilidade em transformação: pessoas que movem cidades” foi idealizada em 2021 pela Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Cidade Ativa, como um curso de formação no tema da mobilidade urbana.

Em 2021, possibilitou a 240 profissionais (de mais de 100 municípios do estado de São Paulo) – entre eles educadores, técnicos e gestores municipais de trânsito –, a oportunidade de participar de uma formação inteiramente virtual, abordando conceitos fundamentais de uma mobilidade urbana inclusiva, segura, saudável e sustentável.

Para isso, o curso apresenta problemáticas e abordagens atuais, convidando os participantes a elaborarem suas próprias análises e interpretações das questões relativas às suas cidades. Além disso, são exploradas maneiras de colocar a teoria em prática, seja trazendo a temática para dentro da sala de aula e ampliando o papel dos centros educacionais na melhoria da mobilidade urbana do seu entorno – no caso dos educadores – ou trazendo novas tendências no tema, apresentando ferramentas para apoio no planejamento, implementação e operação de infraestruturas e espaços da mobilidade urbana – para técnicos e gestores municipais de trânsito.

No último módulo do curso, os participantes foram convidados a elaborar um projeto final, com objetivo de fomentar seu envolvimento nas discussões sobre mobilidade em suas cidades, catalisando o desenvolvimento de ações concretas que possam influenciar programas, políticas, intervenções físicas, entre outros. Mais uma vez, reforçando o convite de converter o conhecimento adquirido em ações concretas de melhoria dos espaços urbanos em que vivemos.

Trata-se de uma formação que acompanha os debates e novas tendências em torno dos deslocamentos nas cidades, colocando as questões humanas no centro desse novo olhar. Com isso, busca-se capacitar e empoderar os cursistas para que possam fortalecer e ampliar sua atuação como agentes transformadores da mobilidade urbana nas cidades em que vivem.

No início de 2022, seu segundo ano de atuação, a iniciativa “Mobilidade em transformação” ultrapassou a barreira da sala virtual de aula! Além da oferta do curso online (revisado e atualizado) e da sua chegada a novos estados do Brasil, foi inaugurada uma frente de assistência técnica, que visa facilitar e viabilizar a implementação de um dos projetos de mobilidade idealizados pelos cursistas de 2021. Tomando por base a teoria da mudança, que “todas as pessoas podem e devem transformar a mobilidade urbana”, propõe-se a aplicação prática dos aprendizados adquiridos, apoiando o planejamento e a  e implantação da ação de intervenção física selecionada, e compartilhando a experiência também com os atuais cursistas da turma de 2022.

Por meio de análise dos mais de 70 projetos elaborados, a partir de critérios como viabilidade de execução, clareza de escopo, impacto da implementação e engajamento, a proposta “Ciclofaixa e urbanismo tático”, apresentada pela Prefeitura de Registro (SP), por meio de sua Secretaria de Mobilidade e Trânsito, foi selecionada para apoio na implementação  e vem, desde abril, recebendo o suporte da iniciativa Mobilidade em Transformação para uma implantação piloto, em caráter temporário.

Vem novidade por aí! Para saber mais sobre o projeto, acesse https://fundacaogrupovw.org.br/projetos/mobilidade-em-transformacao.