Mobilidade em Transformação: encontro encerra primeira edição do projeto em 2021

O projeto alcançou mais de 250 educadores, técnicos e gestores em mais de 100 cidades do Estado de São Paulo
Publicado em

No dia 5 de novembro, aconteceu o evento de encerramento do projeto Mobilidade em Transformação, uma iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a organização Cidade Ativa, o Centro Paula Souza e demais parceiros. As atividades do projeto tiveram início no mês de agosto e, ao longo do 2º semestre, a iniciativa impactou mais de 250 educadores, técnicos e gestores de mais de 100 cidades do Estado de São Paulo, por meio de formações on-line.

Encontro online de encerramento do projeto

Durante oito semanas, as formações incorporam debates e tendências sobre os deslocamentos urbanos, colocando as questões humanas no centro das reflexões. Com o fim do ciclo de videoaulas, os cursistas foram convidados a elaborar seus projetos finais e propor ações nas quais cada um pudesse contribuir ativamente na transformação da mobilidade.

Os projetos poderiam ser atividades pedagógicas, campanhas, desenho, intervenções na rede de mobilidade urbana, ações de articulação ou engajamento, elaboração ou revisão de leis, entre outros. Como resultado, foram desenvolvidos 71 projetos finais distribuídos em 43 cidades do Estado de São Paulo.

Ao longo do curso foram desenvolvidos 71 projetos finais distribuídos em 43 cidades do Estado de São Paulo

Especialistas em mobilidade urbana de todo o país estiveram envolvidos na elaboração e condução do curso. A formação permitiu aos participantes refletirem sobre sua prática profissional fornecendo uma bagagem ativa, debatendo desafios e oportunidades através de diferentes pontos de vista, fomentando o envolvimento nas discussões sobre mobilidade em suas cidades e comunidades, e transformando ideias em ações concretas que possam influenciar inclusive políticas públicas. O encerramento da primeira edição dá um primeiro passo para que o conteúdo disseminado ao longo dos últimos meses tome, em breve, conta das ruas do Estado de São Paulo.