Mobilidade Ativa nas Cidades é tema do 2º encontro dos Embaixadores FGVW, veja como foi!

Encontro explorou o conceito da “mobilidade urbana” e suas múltiplas abordagens: conectividade, acessibilidade, segurança, conforto e atratividade

No dia 11 de fevereiro, a Fundação Grupo Volkswagen realizou o segundo encontro virtual com seus embaixadores, reunindo colaboradores das empresas Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volkswagen Financial Services e Ducati do Brasil. O encontro contou com a participação especial da convidada Gabriela Callejas, arquiteta e urbanista e Diretora da ONG Cidade Ativa, parceira da Fundação no projeto Mobilidade em Transformação.

Gabriela apresentou um webinar sobre “Mobilidade Ativa nas Cidades”, tema escolhido em votação pela maioria dos embaixadores e embaixadoras da Fundação Grupo Volkswagen. Entre os temas debatidos, estiveram a discussão do acesso das pessoas ao território urbano, seus espaços e serviços, e também, ações de qualificação da rede de mobilidade, desde a escala da rua (com melhorias nos passeios, travessias, mobiliário urbano, iluminação e arborização, etc.), até a escala do bairro e da cidade, com o planejamento de áreas de moradia, oportunidades de trabalho e serviço, visando encurtar distâncias – fator essencial para a promoção da mobilidade ativa.

O encontro também contou com tira-dúvidas e momentos de interação com os embaixadores, que puderam compartilhar suas sugestões e percepções. Além disso, todos foram convidados a compartilhar em suas redes sociais sua participação no programa.

“Eu, Gabriela, tive uma experiência muito pessoal que me levou a entender os benefícios da mobilidade ativa, e hoje tenho uma série de razões que me fazem vestir a camisa e defender a causa. Espero que essa troca tenha revelado a importância da mobilidade ativa para a promoção de cidades mais saudáveis, justas e resilientes – e que tenha inspirado os Embaixadores da FGVW a se unirem à nossa causa!”, finaliza Gabriela Callejas, arquiteta e urbanista e Diretora da ONG Cidade Ativa.

Programa Corporativo de Embaixadores da Fundação Grupo Volkswagen

O programa já conta com mais de 100 participantes em três meses de existência da iniciativa! Seu objetivo é compartilhar conhecimentos sobre a Fundação e o terceiro setor, promover trocas e construir soluções que contribuam para transformações positivas em toda a sociedade. Com a iniciativa, voltada para colaboradores do Grupo Volkswagen, a Fundação espera estar mais próxima e trazê-los para o dia a dia da instituição.