Este guia tem como objetivo inspirar e capacitar equipes e indivíduos a promoverem ambientes mais inclusivos e democráticos. Desenvolvido em parceria com o Instituto Diverse, a publicação levanta reflexões necessárias, informações sintéticas e práticas orientativas.
Identificar a percepção da população brasileira acerca das múltiplas desigualdades: social, racial, gênero e orientação sexual, além de identificar a mobilidade social
Abrangência: Pesquisa nacional.
Universo: População brasileira com 16 anos ou mais moradores da área em estudo.
O Instituto Social Cultural Brasil, Organização da Sociedade Civil, em parceria da Secretaria do Estado da Cultura, Indústria e Economia Criativa de São Paulo, e da Fundação Volkswagen, apresentam o documentário inédito Mava etu ndape kuaai? “Quem é o selvagem agora?”.
Conhecer o território onde se vive e se convive em comunhão com o ambiente é primordial para que o indivíduo se sinta parte integrante de uma comunidade, em face de suas potências e de suas belezas, mas, também, de suas fraquezas. Não obstante, considerar a alteridade, reconhecendo o outro (a), a partir de suas vivências interculturais, compõem elementos de uma sociedade, que fortalece sua diversidade. Indígenas são parte fundamental de um ecossistema que contribuem, com suas culturas e tecnologias ancestrais, para a manutenção e conservação de áreas verdes, e quem sabe alguma desconstrução de paradigmas e aspectos os quais seres humanos carregam ao longo de gerações.
E-book realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a ONG ASID Brasil, com foco na empregabilidade de pessoas com deficiência. Entre os temas que fazem parte do livro, estão aspectos da legislação e dicas para o processo de inclusão nas empresas. Além disso, o material traz um glossário com termos frequentes, sugestões de leitura para quem desejar se aprofundar nesses tópicos e uma pesquisa inédita sobre a situação brasileira.