Maio Amarelo: Fundação VW investe em mobilidade e segurança no trânsito

Formações de educadores continuam ao longo do mês

Foto de parte de um jogo de tabuleiro. No local escrito "partida", há dois carrinhos de plástico.

O Maio Amarelo é um esforço internacional voltado à conscientização sobre segurança no trânsito, articulando o poder público e a sociedade civil em torno da temática viária. Ao longo do mês, a Fundação Volkswagen e o Centro Paula Souza estão dando continuidade à formação de educadores, por meio do projeto Jogo da Vida em Trânsito (JVT).

O objetivo é levar o tema da mobilidade para a sala de aula, com soluções lúdicas e interdisciplinares. O projeto incentiva o protagonismo dos estudantes e de toda a comunidade escolar. Eles exercem sua cidadania e se mobilizam em busca de soluções que melhoram as condições de mobilidade ao redor das Etecs e Fatecs.

“Todo o projeto que empodera o aluno para a prática faz muita diferença. A parceria com a Fundação Volkswagen possibilita a inclusão dos jovens no tema da mobilidade, para além da escola. Os estudantes multiplicam essa experiência para familiares, amigos, comunidades” – destacou Lucília Guerra, responsável pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e Gestão (Cetec) do Centro Paula Souza.

Jogo da Vida em Trânsito

A Fundação Volkswagen investe na educação para mobilidade e segurança no trânsito desde 2012. A iniciativa inclui cursos on-line gratuitos, game para adolescentes e formações semipresenciais e a distância de educadores. Além disso, em 2018, a Fundação passou a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo que almeja reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Para mais informações, acesse a plataforma do JVT.

Maio Amarelo

A iniciativa surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O amarelo indica atenção e advertência. Também simboliza a preocupação com o alto índice de acidentes viários em todo o mundo. A ONU incluiu o tema em sua Agenda 2030, que instituiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O documento incorporou a meta de reduzir pela metade as mortes e os ferimentos por acidentes em estradas até 2020. A Fundação Volkswagen compartilha desse esforço global em benefício das pessoas e do planeta.