As inscrições para o DIVERSA presencial 2020 foram prorrogadas e agora podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro. O objetivo do projeto, que conta com o apoio da Fundação Volkswagen, é oferecer formação em serviço para profissionais envolvidos nos processos de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial matriculados em escolas comuns.
Serão selecionadas cinco secretarias municipais de educação, que deverão indicar, cada uma, oito educadores para participar das formações. As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias, por meio do preenchimento do formulário on-line. Cada município deve se inscrever apenas uma vez. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 20 de fevereiro e todos os detalhes sobre o processo de inscrição podem ser conferidos no edital.
Como funciona a formação
Serão dez encontros a serem realizados na cidade de São Paulo (SP), entre os meses de março e setembro deste ano. Estarão reunidos, em um mesmo espaço, representantes das equipes gestoras das secretarias de educação, gestores escolares, professores de sala de aula comum e do atendimento educacional especializado (AEE) indicados pelas próprias secretariais municipais.
A partir dos casos reais e desafiadores escolhidos pelas equipes locais, os participantes compartilham experiências e conhecimentos. A mediação é feita pela equipe do Instituto Rodrigo Mendes, estimulando a construção coletiva de conhecimento a partir da experiência de cada participante, e articulando as diferentes práticas com as diretrizes das políticas públicas educacionais vigentes e referenciais teóricos atuais.