Inscrições abertas para a 1ª Jornada do Conhecimento Fundação Volkswagen

O evento terá como tema “A nova BNCC: um olhar para as competências”
Publicado em

De 1 a 7 de outubro, estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada do Conhecimento Fundação Volkswagen. O evento terá como tema “A nova BNCC: um olhar para as competências”. A Jornada acontecerá no dia 11 de outubro, das 9h às 12h, em São Paulo (SP). As vagas são limitadas e gratuitas.

Nesta edição, Renato Janine Ribeiro (ex-Ministro da Educação e Professor Titular da Universidade de São Paulo) e Mozart Neves Ramos (Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna) dialogarão sobre a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir de um olhar para as competências. O bate-papo será mediado pela jornalista Flávia Yuri Oshima, vencedora do Prêmio ABMES de Jornalismo de Educação em 2017.

A Jornada do Conhecimento Fundação Volkswagen é uma nova série de encontros que reunirá especialistas para discutirem temas contemporâneos, relacionados às suas áreas de investimento social – educação e desenvolvimento de comunidades – e às causas por ela apoiadas – mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Acesse a página do evento para mais informações e faça sua inscrição!

A nova BNCC: um olhar para as competências

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica. Homologada em dezembro de 2017, a BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental norteia os currículos e as propostas pedagógicas de todas as escolas brasileiras.

O documento tem como pilares dez competências gerais, definidas como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” Entre elas, estão pensamento crítico, cultura digital e autoconhecimento.