No dia 24 de janeiro, aconteceu o 1º Mobility Day da Volkswagen do Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O evento, que contou com a participação do Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, apresentou aos empregados da empresa o Golf GTE e as soluções em micromobilidade da marca, como a bicicleta e o patinete elétricos.
A Fundação Volkswagen marcou presença com seu Bazar Social, em que foram comercializados produtos feitos pelos empreendedores participantes do projeto Costurando o Futuro. No evento no Paraná, foram lançadas as primeiras peças especialmente desenvolvidas para bicicletas e patinetes, como bolsas de guidão e porta-objetos feitos com tecidos automotivos reaproveitados. Toda a renda foi revertida para os beneficiários do projeto. O Bazar Social estará presente nas edições do Mobility Day que percorrerão as demais plantas da Volkswagen do Brasil.
Costurando o Futuro
Iniciativa criada pela Fundação Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve os municípios de Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e Diadema (SP), além da capital paulista.
Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.