Fundação VW e Instituto Rodrigo Mendes celebram parcerias com municípios

As cidades participarão das formações e do monitoramento do Diversa Presencial em 2019

Homens e mulheres reunidos e enfileirados em um auditório, posando para foto.

No dia 4 de abril, representantes dos municípios paulistas do Guarujá, Santa Branca, São Roque, Suzano e Taubaté estiveram reunidos em auditório da empresa Volkswagen Serviços Financeiros, em São Paulo (SP). A cerimônia marcou a assinatura simbólica de parcerias com a Fundação Volkswagen e o Instituto Rodrigo Mendes. Após consulta pública, esses municípios foram selecionados para a realização do projeto Diversa Presencial em 2019.

Além disso, participaram do evento representantes das cidades de Cotia, Nova Odessa e São Caetano do Sul, que passaram pelas formações no ano anterior e serão, agora, apoiadas remotamente para a implantação de políticas públicas inclusivas em suas redes de ensino.

O encontro começou com as boas-vindas da FVW. “Neste ano, a Fundação Volkswagen completa quatro décadas de história, investindo em iniciativas voltadas à educação e ao desenvolvimento de comunidades. Atualmente, abraçamos três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. O Diversa Presencial é um dos projetos apoiados na causa da inclusão. Por meio das parcerias que hoje celebramos, esperamos multiplicar nossa missão de fazer da educação o instrumento mais poderoso para a transformação de vidas, sem deixar ninguém para trás”, afirmou Vitor Hugo Neia, representante da Diretoria Executiva da Fundação VW.

Em seguida, Liliane Garcez, Gerente de Programas do Instituto Rodrigo Mendes, apresentou as premissas e missão do Instituto e fez uma breve explanação sobre conceitos centrais da educação inclusiva. Ela falou sobre o cenário, ainda atual, de exclusão das pessoas com deficiência nas escolas comuns, além de questões relacionadas à Declaração Universal dos DIreitos Humanos e ao uso de nomenclaturas corretas na referência às pessoas com alguma deficiência, finalizando com uma explicação sobre a dinâmica do Diversa Presencial e a apresentação de vídeo do projeto.

O evento seguiu com os agradecimentos dos secretários e representantes dos oito municípios presentes. O Secretário Adjunto de Educação do Guarujá, João José de Oliveira Pecchiore, relatou que “o município está feliz por participar da formação e ter a oportunidade de atingir tanto o professor do atendimento educacional especializado quanto o professor da sala de aula comum”. Ele reiterou o objetivo de que a perspectiva da educação inclusiva faça realmente parte das políticas da rede.

“A educação inclusiva é um tema que, às vezes, temos medo de abordar, mas essa é uma chance de discutirmos profundamente o assunto com os educadores na prática”, disse o Diretor do Departamento de Educação e Cultura de São Roque, Leodir Francisco Ribeiro. Já o Secretário de Educação de Taubaté, Cláudio Teixeira Brazão, relatou que “parcerias como essas são importantes para a modificação e o impacto na educação do nosso município”. O evento encerrou-se com a assinatura simbólica dos certificados de parceria.

Sobre o Diversa Presencial

O Diversa Presencial oferece formação em serviço para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação, tem como objetivo contribuir na ampliação de conhecimentos sobre educação inclusiva a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos próprios participantes.

O projeto conta com o apoio da Fundação Volkswagen desde 2017. Acesse o Relatório de Impactos 2018 e conheça os últimos resultados da iniciativa.