No dia 20 de fevereiro, a Fundação Volkswagen recebeu, em conjunto com a organização social Mais Diferenças e a Prefeitura de São Paulo, o Prêmio Zero Project, pelo projeto Brincar. A cerimônia de premiação aconteceu no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Viena, na Áustria. A Fundação foi representada por Daniela Demôro, Diretora-Superintendente, e Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais.
O reconhecimento foi entregue na presença de José Antônio Marcondes, Embaixador do Brasil na Áustria, e fez parte da programação da Zero Project Conference 2020. O Brincar foi eleito uma das práticas de educação inclusiva mais inovadoras do mundo. Ao todo, foram 86 vencedores, de 56 países. O Diversa, projeto do Instituto Rodrigo Mendes que conta com apoio da Fundação VW, também foi reconhecido. O Zero Project é uma iniciativa da instituição austríaca Essl Foundation.
“Agradeço imensamente à Essl Foundation, idealizadora do prêmio, por essa conquista para a educação brasileira. O Brincar é um dos projetos que realizamos na causa da inclusão de pessoas com deficiência. Seu objetivo é promover práticas pedagógicas acessíveis em escolas públicas de Educação Infantil. Desde 2017, mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas”, afirmou Daniela Demôro durante um painel sobre primeira infância, que também aconteceu na ONU.
Durante o painel “Programas para a primeira infância e educação infantil”, o Brincar foi apresentado para uma plateia de mais de 100 lideranças e especialistas de diversas partes do mundo, ao lado de iniciativas da Armênia, Índia, Jordânia, Malawi, Quênia e República Dominicana. Daniela também reforçou a importância da Fundação não somente como financiadora, mas também como participante ativa da definição estratégica e do dia a dia do projeto.
Em virtude da premiação, o Brincar foi incluído em um catálogo especial, que pode ser acessado no site da conferência.
Sobre o Brincar
O Brincar é um projeto de educação realizado pela Fundação Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento da qualidade da educação, em uma perspectiva acessível e inclusiva, que envolve a todos: alunos, comunidade escolar e familiares. Ao brincar, a criança fortalece vínculos e desenvolve competências essenciais. O projeto contribui para que o brincar cumpra, também, outro papel fundamental: o da inclusão. Isso acontece independentemente das condições físicas, intelectuais ou sociais das crianças, especialmente no início da trajetória escolar.