Fundação Volkswagen: transformando vidas há 39 anos

Aluno sorri enquanto passa para lousa o conteúdo do caderno.

Hoje, 3 de julho, a Fundação Volkswagen celebra 39 anos transformando vidas. Instituída por iniciativa da montadora alemã em 1979, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), seu objetivo inicial era apoiar a escolarização de funcionários da Volkswagen do Brasil e de seus familiares. Na época, o País registrava índices de analfabetismo elevados e dificuldades para a qualificação de profissionais. Dessa forma, a Fundação atendia a uma demanda social urgente: na década de 1970, somente na fábrica Anchieta, quase 80% dos empregados não possuíam os antigos 1º e 2º graus completos.

Com o passar dos anos, o sucesso desse trabalho interno e a melhoria dos indicadores educacionais brasileiros fizeram com que a Fundação Volkswagen direcionasse seus esforços para além dos muros da montadora. Assim, em 2001, revisitou suas atividades, orientando seus investimentos para a melhoria da educação pública brasileira. Além disso, desde 2008, a Fundação também atua na frente de desenvolvimento social, beneficiando comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os recursos são provenientes dos rendimentos de um fundo próprio.

Em 2018, a Fundação Volkswagen comemora seus 39 anos fortalecida pela vocação de mover pessoas pelo conhecimento. Ao longo dessa caminhada, mais de 3 milhões de brasileiros foram beneficiados por iniciativas voltadas às causas de mobilidade e inclusão.

“Nós movemos pessoas. Movemos e somos movidos por elas. Essa conexão é o impulso para o que fazemos. Acreditamos que promover a transformação social, mais do que uma tarefa da Fundação, é um papel de todos. Cremos que estamos no caminho certo para somar novas histórias e sorrisos”, celebrou Daniela de Avilez Demôro, Superintendente da Fundação Volkswagen e Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

Obrigado por fazer parte dessa trajetória!