Fundação Volkswagen: transformando vidas há 39 anos

A FVW foi criada em 1979, por iniciativa da montadora alemã, em São Bernardo do Campo (SP)
Publicado em
Aluno de Santarém (PA), beneficiado pelo Aceleração da Aprendizagem, projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Foto: Ivan Franchet

Hoje, 3 de julho, a Fundação Volkswagen celebra 39 anos transformando vidas. Instituída por iniciativa da montadora alemã em 1979, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), seu objetivo inicial era apoiar a escolarização de funcionários da Volkswagen do Brasil e de seus familiares. Na época, o País registrava índices de analfabetismo elevados e dificuldades para a qualificação de profissionais. Dessa forma, a Fundação atendia a uma demanda social urgente: na década de 1970, somente na fábrica Anchieta, quase 80% dos empregados não possuíam os antigos 1º e 2º graus completos.

Com o passar dos anos, o sucesso desse trabalho interno e a melhoria dos indicadores educacionais brasileiros fizeram com que a Fundação Volkswagen direcionasse seus esforços para além dos muros da montadora. Assim, em 2001, revisitou suas atividades, orientando seus investimentos para a melhoria da educação pública brasileira. Além disso, desde 2008, a Fundação também atua na frente de desenvolvimento social, beneficiando comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os recursos são provenientes dos rendimentos de um fundo próprio.

Em 2018, a Fundação Volkswagen comemora seus 39 anos fortalecida pela vocação de mover pessoas pelo conhecimento. Ao longo dessa caminhada, mais de 3 milhões de brasileiros foram beneficiados por iniciativas voltadas às causas de mobilidade e inclusão.

“Nós movemos pessoas. Movemos e somos movidos por elas. Essa conexão é o impulso para o que fazemos. Acreditamos que promover a transformação social, mais do que uma tarefa da Fundação, é um papel de todos. Cremos que estamos no caminho certo para somar novas histórias e sorrisos”, celebrou Daniela de Avilez Demôro, Superintendente da Fundação Volkswagen e Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

Obrigado por fazer parte dessa trajetória!