Fundação Volkswagen oferece curso de mobilidade em parceria com o Governo de SP

A formação “Cidadania para redução de acidentes” integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

A Fundação Volkswagen disponibiliza gratuitamente o curso on-line “Cidadania para redução de acidentes”. A iniciativa é oferecida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A execução técnica é realizada pela Virgo Game Studios.

A formação apresenta a mobilidade como fator essencial para as habilidades humanas e o exercício da cidadania. Entre seus objetivos, está a discussão sobre os motivos de ocorrência de acidentes viários, os riscos envolvidos e o impacto sobre os jovens. Com isso, pretende-se reforçar a importância da educação para a tomada de decisões mais seguras e cidadãs no trânsito.

O curso tem duração de 30 horas, distribuídas em 6 semanas, e é totalmente a distância. Além disso, possui recursos de acessibilidade, incluindo interpretação em LIBRAS, e pode ser feito por computador, celular ou tablet. Os módulos abrangem estratégias que estimulam o protagonismo e valorizam o papel dos professores como agentes de transformação. A Fundação oferece, ainda, as formações “Projetos Interdisciplinares” e “Jogos na Prática”, também voltadas à mobilidade.

Para mais informações e inscrições, acesse a plataforma de cursos da Fundação Volkswagen.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

A Fundação Volkswagen participa do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito desde fevereiro de 2018. O programa é coordenado pela Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e tem como meta reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Outras nove secretarias integram a iniciativa, que também conta com o apoio de empresas e organizações do terceiro setor.

O objetivo é levar o tema da segurança no trânsito para a sala de aula, por meio de soluções lúdicas e projetos interdisciplinares de educação para a mobilidade e a cidadania, em parceria com o Centro Paula Souza. A Fundação também disponibiliza vagas ilimitadas na modalidade a distância para todos os interessados, em sua plataforma de cursos.

“Os convênios preveem obras como construção de acessos e ciclovias, instalação de lombofaixas e melhorias na sinalização, entre outras intervenções. Também investimos na conscientização de crianças, jovens e adultos. A educação é a base para mudarmos o comportamento das pessoas, principal fator de risco no trânsito”, explica o presidente do Detran/SP, Maxwell Vieira.