Fundação Volkswagen integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

A Fundação oferecerá seu projeto educativo de segurança no trânsito para educadores de todo o Estado.
Publicado em
Marcellus Puig (esq.), Geraldo Alckmin, Luis Paulo Brasizza e Mario Lapin. Foto: Divulgação.

No dia 19/02, a Fundação Volkswagen assinou um acordo de cooperação com o Governo do Estado de São Paulo para participar do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A partir da parceria, a Fundação oferecerá seu projeto educativo de segurança no trânsito – o Jogo da Vida em Trânsito (JVT) – para educadores de todo o Estado. O foco da atuação será em 20 municípios com altos índices de acidentes.

O evento de assinatura aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e do secretário de Educação, José Renato Nalini. Na ocasião, também participaram: Marcellus Puig, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Região América do Sul e Brasil; Luiz Paulo Brasizza, gerente de Investimentos da Fundação Volkswagen e da Volkswagen Previdência Privada; Mario Lapin, do Diretor da Virgo Games Studios, entre outras autoridades e convidados.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo e tem o principal objetivo de reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. O comitê gestor do Movimento é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado. A iniciativa envolve também a sociedade civil com o apoio de empresas e do Centro de Liderança Pública (CLP).

Trânsito mais seguro

Ao participar do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, a Fundação Volkswagen oferecerá gratuitamente três cursos online na plataforma do Jogo da Vida em Trânsito “JVT com carga horária total de 75 horas.

O objetivo dos cursos é capacitar educadores dos Ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (1º ao 3º ano) da rede pública para trabalharem o tema “segurança no trânsito” em sala de aula. As aulas focam na importância da cidadania para redução de acidentes, como criar soluções lúdicas (jogos online) sobre segurança no trânsito e como implantar projetos pedagógicos interdisciplinares sobre mobilidade segura e cidadania nas escolas. Os cursos são autoinstrucionais, com vagas ilimitadas e oferecidos na modalidade MOOC (Massive Online Open Course).

Um pouco mais sobre o JVT

O JVT é um projeto educacional da Fundação Volkswagen – desenvolvido em parceria com a Virgo Games Studios. Ele incentiva a segurança, a cidadania e a responsabilidade no trânsito. Por meio de capacitações, educadores dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública trabalham o tema com os seus alunos. Lançado em dezembro de 2011, o JVT já formou 1.688 professores, que multiplicaram os conhecimentos para 88.088 estudantes em 272 cidades de 23 Estados brasileiros.

A iniciativa conta com três pilares pedagógicos: Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Design Thinking para Educadores. Os cursos de formação de educadores podem ser híbridos ou totalmente a distância. Além disso, o JVT oferece roteiro de aulas com sugestões de atividades, “Biblioteca de projetos”, “Guia para educadores” (publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT nas escolas) e a plataforma online (integrando educadores, alunos e conteúdos didáticos).

Outra ferramenta importante é o game 3D chamado Autopolis, para computador, no qual o jogador dirige virtualmente, aprendendo sobre segurança de forma divertida, legislação e cidadania no trânsito. Ele pode ser jogado de forma independente e autônoma, ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência. Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação. O Autopolis está disponível na plataforma do Jogo da Vida em Trânsito.