Fundação Volkswagen e Instituto Arte na Escola abrem inscrições para curso de arte

Professores, coordenadores e gestores escolares podem se inscrever até o dia 18 de abril.
Publicado em

A Fundação Volkswagen e o Instituto Arte na Escola abriram as inscrições para as turmas do curso a distância do projeto Aprendendo com Arte nesta sexta-feira (06/04). Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de abril. A iniciativa oferece formação continuada para professores, coordenadores e gestores escolares, com o objetivo de promover o aprimoramento desses profissionais e estimular reflexões sobre o papel e os potenciais educativos da disciplina de Arte. Em 2018, serão ofertadas 650 vagas gratuitamente.

Quando as inscrições acabarem, haverá um período de seleção. Nesse processo, um dos critérios vai ser a atuação do profissional em sala de aula, entre outros. A modalidade totalmente online está disponível para educadores de todo o Brasil.

Dinâmica do curso

O curso inclui a interação com formadores e o acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, que conta com chats, fóruns mediados, textos e videoaulas com especialistas, além da realização de um projeto final aplicável na escola. A previsão para divulgação dos selecionados é a partir de 23 de abril. As aulas acontecem entre 24 de abril e 31 de outubro de 2018.

Sobre o Aprendendo com Arte

Desde 2015, o Aprendendo com Arte já beneficiou 1.902 educadores em suas formações presenciais e a distância, impactando mais de 562 mil alunos e contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com dados do Ministério da Educação e do Movimento Todos pela Educação, dos 535.964 docentes lecionando Arte no Brasil em 2013, apenas 6% tinham formação específica no componente.

Natalia Viana, professora da EMEB Anita Catarina Malfatti, em Diadema (SP), relata sua experiência com o projeto: “O que era só uma atividade de confecção de xilogravura se transformou em um projeto maior. A partir disso, a gente foi conversando e construindo o conhecimento, a importância da xilografia no Brasil e sua relação com o cordel. Conhecimento é vida e processo. Não é resultado”, disse.

A Fundação Volkswagen acredita no conhecimento que move pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. Junto com parceiros técnicos, aplica e dissemina conhecimentos capazes de atrelar a teoria à prática. O resultado disso são transformações efetivas em duas frentes de atuação: educação e desenvolvimento social.

Mais informações sobre o curso

Contato para dúvidas via e-mail.
Inscrições podem ser feitas no formulário do curso a distância.