Fundação Volkswagen apoia nova política de educação integral em São Paulo

A proposta oferece ferramentas para que os jovens sejam protagonistas de sua trajetória educacional e construam novos futuros
Foto: reprodução.

No dia 6 de maio, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo realizou, no Palácio dos Bandeirantes, evento para lançamento da política de educação integral da pasta. O encontro contou com a participação de João Doria, Governador do Estado, Rossieli Soares, Secretário de Educação, e Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna.

Na ocasião, a Secretaria anunciou sua intenção de levar os preceitos de educação integral e desenvolvimento pleno a escolas de toda a rede, inclusive àquelas de tempo parcial. Em sua fala, Viviane Senna ressaltou a importância da educação integral para o desenvolvimento pleno de todos os estudantes e para envolver mais os adolescentes com sua própria formação. Com essa perspectiva de educação, os estudantes são vistos em suas múltiplas dimensões e passam a ter, também, oportunidade para desenvolver suas competências socioemocionais.

“Essas competências não servem só para o futuro, mas também para agora, para ajudar nosso país na tarefa de garantir o desenvolvimento pleno e as habilidades cognitivas” afirmou Viviane, que apresentou o papel de assessoria técnica que o Instituto está oferecendo à Secretaria para o desenvolvimento e implementação de sua política de educação integral.

Programa de educação integral para os anos finais do Ensino Fundamental

O Instituto Ayrton Senna desenvolveu, ao longo do ano passado e em conjunto com os educadores da rede, um protótipo curricular específico para os anos finais do Ensino Fundamental em tempo parcial. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento pleno do estudante por meio de metodologias ativas, integração curricular e da inserção de um componente especialmente dedicado ao Projeto de Vida.  A proposta visa a oferecer as ferramentas para que os jovens sejam protagonistas da sua trajetória educacional e possam construir novos futuros.

“Este é um importante passo, que garante equidade de oportunidades e pleno desenvolvimento para os nossos alunos. Quero agradecer à Fundação Volkswagen, que está nos apoiando e nos permitindo trazer esse aporte técnico de excelência para que a Secretaria possa desenvolver essa política e levá-la para todos os estudantes da rede”, concluiu Viviane Senna.

O programa de Educação Integral para os Anos Finais do Ensino Fundamental conta com o apoio da Fundação Volkswagen. O montante investido é uma contrapartida a recursos do BNDES direcionados à Volkswagen do Brasil. Acesse a página do Instituto Ayrton Senna para saber mais sobre a iniciativa.