Fundação patrocina o Festival ODS e promove debate sobre o futuro do trabalho e inclusão social 

O evento, em parceria com a Agenda Pública e Prefeitura de Niterói, debaterá iniciativas para garantir igualdade de oportunidades de mercado diante do impacto das tecnologias e a transição ecológica

A Fundação Grupo Volkswagen é a patrocinadora oficial da quarta edição do Festival ODS, que será realizado, no dia 19 de julho, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói (RJ). O evento deste ano abordará temas como o futuro do trabalho, a inclusão social e o desenvolvimento de iniciativas que garantam oportunidades de mercado para as gerações futuras, em meio ao avanço das tecnologias e à transição ecológica. 

Organizado pela Agenda Pública, em parceria com a Prefeitura de Niterói, o festival reunirá empresas, governos, ONGs e a sociedade civil para debater e propor soluções para os desafios do mercado de trabalho atual. A programação será estruturada em quatro eixos principais: transformações digitais e automação do trabalho, empreendedorismo e trabalho informal, desafios geracionais (juventudes e 50+), e educação inclusiva. 

A transformação digital e a automação de processos, que já resultaram em uma redução significativa no número de vagas disponíveis, serão amplamente discutidas. O recente relatório do FMI indica que a inteligência artificial pode impactar 40% dos empregos globais, com aproximadamente 41% dos empregos no Brasil em risco. A segunda vertente do festival focará nos efeitos do uso disseminado da tecnologia, como o aumento do trabalho informal. Em 2022, mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil trabalhavam informalmente, de acordo com o Ipea. 

Além disso, a questão geracional será abordada, destacando a necessidade de novas habilidades para os profissionais mais antigos e para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Um levantamento do Fórum Econômico Mundial prevê que 23% dos empregos mudarão até 2027, com a criação de 69 milhões de novas vagas e a eliminação de 83 milhões. A pesquisa também revela que seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento até 2027.  

Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, será o mediador da mesa que abordará o tema do Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Trabalho Informal, e reforça o compromisso da instituição com a mobilidade social: “Nosso objetivo é gerar um impacto significativo na mobilidade social, promovendo a inclusão produtiva. Estamos entusiasmados em apoiar o Festival ODS e compartilhar nossas práticas bem-sucedidas para a construção de um futuro mais justo e sustentável”. 

O Festival ODS promete ser um espaço de diálogo e reflexão, trazendo à tona questões essenciais para o desenvolvimento de um mercado de trabalho mais inclusivo e preparado para os desafios do futuro. 

SolutionLab 

Nos dias 20 e 21 de junho, a Agenda Pública recebeu uma equipe diversa de profissionais e especialistas no SolutionLab, um pré-evento para discutir e propor soluções sobre o tema central do Festival: o futuro do trabalho. 

Com a participação de Maria Ruanes, nossa Analista de Responsabilidade Social, o SolutionLab promoveu debates enriquecedores entre representantes do governo, empresas e ONGs. Juntos, discutimos transformações digitais, mercado de trabalho, empreendedorismo, desafios geracionais, educação inclusiva, agenda ESG e responsabilidade ambiental. 

Com o objetivo de elaborar propostas viáveis para os desafios identificados no atual cenário do mercado de trabalho, a Agenda Pública produziu um caderno de conteúdo, traçando um panorama geral, identificando pontos de atenção e sugerindo caminhos possíveis.  

Acesse o caderno de conteúdo disponível neste link. 

Confira fotos do SolutionLab: