Fundação participa de evento sobre empreendedorismo feminino e sustentabilidade

A convite do Impact Hub apresentamos o projeto Costurando o Futuro ao lado de representantes do Itaú Unibanco e Fundação Tide Setubal

Celebrar e destacar o papel das mulheres empreendedoras é fundamental para a equidade de gênero e para inspirar uma nova geração de líderes. Além disso, dar ênfase na economia verde reforça a importância da sustentabilidade em nossas práticas comerciais.

Para fomentar o debate no tema, no dia 15 de agosto, a Fundação Grupo Volkswagen marcou presença no evento “Impact Morning: Empreendedorismo Feminino e Economia Verde”, realizado pelo Impact Hub, voltado ao fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Representada por Sandra Viviani, Analista de Responsabilidade Social responsável pelos projetos da causa da Mobilidade Social e Inclusão, a Fundação participou de uma roda de conversa sobre como integrar oportunidades da economia verde em programas de empreendedorismo feminino de base. O bate papo aconteceu no AYA Hub, localizado na região central de São Paulo.

“O projeto Costurando o Futuro, iniciativa da Fundação, é um ótimo exemplo da conexão do fomento ao empreendedorismo feminino e da sustentabilidade, que está em sua essência. Por meio da doação de tecidos automotivos, por parte das marcas do Grupo Volkswagen e seus fornecedores, nossa rede de costureiras encontram na técnica do reuso de matéria prima um reforço para seus negócios.” comenta Sandra.

Ao explorar esses temas, o evento não só incentivou a inovação e a criatividade no empreendedorismo feminino, mas também esteve orientado em direção a uma abordagem mais sustentável e ecologicamente responsável para o mundo dos negócios.

Sobre o Costurando o Futuro

Iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve participantes da Grande São Paulo. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras. Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.

Sobre o Impact Hub

Há 15 anos empreendendo e fomentando o impacto social no Brasil, o Impact Hub São Paulo é o segundo mais antigo do mundo. Seu nascimento é marco oficial do início da maior rede global e colaborativa de impacto, hoje presente em 110 cidades de 60 países diferentes. Sua missão é criar inovação inclusiva e sustentável em escala, a fim de transformar o mundo em um lugar melhor, onde o dinheiro e os negócios trabalhem a favor das pessoas e do planeta.

Especialista em metodologias de aceleração, educação empreendedora, inovação aberta e gestão de comunidades, o Impact Hub São Paulo desenvolve soluções para conectar pessoas empreendedoras, ajudá-las a se desenvolver e a fazer seus negócios crescerem enquanto ampliam seu impacto positivo na sociedade.

Confira mais fotos do evento: