Fundação impulsiona geração de renda com o Projeto Costurando o Futuro em 2024

A Fundação Grupo Volkswagen celebra os resultados do primeiro semestre de 2024 do programa Costurando o Futuro, reafirmando seu compromisso com a mobilidade social e a sustentabilidade. Em parceria com o Instituto Focus Têxtil, desde 2009, essa iniciativa pioneira tem proporcionado oportunidades de desenvolvimento para comunidades por meio do empreendedorismo em costura.

Neste ano, o programa ofereceu uma qualificação abrangente a 40 alunos de bairros populares e comunidades de baixa renda do estado de São Paulo. Durante quatro meses, os participantes receberam não apenas formação técnica em costura, mas também orientação em planejamento de negócios, vendas e marketing, preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho de forma autônoma e sustentável.

Os produtos desenvolvidos pelos alunos, que incluem roupas, nécessaires e bolsas, foram confeccionados utilizando mais de uma tonelada de tecidos automotivos doados, aplicando a técnica de upcycling. Essa prática, que amplia o ciclo de vida dos materiais, é um exemplo claro de como a Fundação Grupo Volkswagen integra sustentabilidade em suas ações.

“A moda circular é essencial para o programa Costurando o Futuro. Reutilizar materiais e adotar práticas sustentáveis não apenas reduz resíduos, mas também redefine o impacto da moda no meio ambiente,” afirma Paulo Cristelli, Gerente de Sustentabilidade do Instituto Focus Têxtil, parceiro da iniciativa.

Resultados que inspiram

Quatro alunos se destacaram e foram selecionados para vender seus produtos na loja virtual da Fundação Grupo Volkswagen, além de terem suas criações expostas no Focus Fashion Summit, o maior evento da indústria têxtil de moda da América Latina.

O programa contou com a valiosa mentoria de Walter Rodrigues, renomado estilista brasileiro, e Agustina Comas, designer uruguaia conhecida por suas inovações em sustentabilidade na moda, além do apoio de professores da Faculdade Santa Marcelina, que compartilharam seus conhecimentos em costura e modelagem com os alunos.

Para saber mais sobre o impacto do programa Costurando o Futuro, assista ao vídeo de conclusão dessa fase do projeto, com depoimentos emocionantes de professores e alunos: Assista no YouTube.