No dia 18 de novembro, a Fundação Grupo Volkswagen apresentou o projeto Brincar no painel “Modelos educacionales para una educación inclusiva”, que fez parte da conferência Zero Project Latinoamérica 2020, voltada para a América Latina, Caribe e Espanha. A Fundação foi representada por seu Diretor de Administração e Relações Institucionais, Vitor Hugo Neia, que participou ao lado da coordenadora-geral da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch. Além do Brasil, o painel destacou casos de sucesso da Guatemala, Espanha e República Dominicana.
“Desde 2017, o Brincar é um dos projetos que realizamos na causa da inclusão de pessoas com deficiência. Seu objetivo é fortalecer políticas públicas voltadas à educação inclusiva, promovendo práticas pedagógicas acessíveis em escolas públicas de Educação Infantil. Em parceria com a organização social Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, investimos na formação de educadores, na aplicação da metodologia em sala de aula e na interação com os alunos e suas famílias”, explicou Vitor Hugo.
Na sequência, Carla Mauch detalhou as principais realizações e atividades do projeto, que já impactou mais de 150 mil crianças com e sem deficiência, e falou sobre os desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus. Mesmo com as escolas fechadas, centenas de educadoras e educadores participaram de formações on-line ao longo do ano. Também foram realizados webinares e lançados materiais. Em fevereiro de 2020, o Brincar foi eleito uma das práticas de educação inclusiva mais inovadoras do mundo durante a conferência internacional Zero Project, que aconteceu no escritório da Organização das Nações Unidas em Viena, Áustria. O reconhecimento foi oferecido pela instituição austríaca Essl Foundation, idealizadora da iniciativa.
Sobre a Zero Project Latinoamérica 2020
O Zero Project é uma iniciativa focada na identificação de práticas e políticas inovadoras que promovam os direitos das pessoas com deficiência no mundo. Desde 2018, conta com o apoio da Fundación Descúbreme, sediada no Chile, para expandir a missão do projeto para a América Latina e o mundo de língua espanhola. A conferência latino-americana de 2020 foi realizada em um formato totalmente virtual, reunindo mais de 100 especialistas e tomadores de decisão da região para discutir práticas e políticas inovadoras que promovam o acesso à educação inclusiva e de qualidade para pessoas com deficiência. Saiba mais no site do evento.