No dia 10 de junho, a Fundação Grupo Volkswagen realizou a 4ª edição da Jornada do Conhecimento, com o propósito de refletir sobre “O protagonismo da educação em épocas de crise”. O evento ocorreu ao vivo e on-line no Youtube e Facebook da Fundação, adaptando-se ao atual cenário de pandemia, e também contou com intérpretes de Libras.
Entre os temas debatidos, estiveram os desafios de manter a escola próxima de seus alunos em tempos de pandemia, incertezas na educação, soluções criativas para aulas a distância, competências emocionais e o desenvolvimento do protagonismo. Os convidados compartilharam seus depoimentos e boas práticas de quem decidiu agir de uma forma que ninguém imaginou ser possível e está fazendo a diferença no cenário atual, com ferramentas para ajudar os educadores a assimilarem todas as transformações que a sociedade tem vivenciado. O público também pôde interagir com comentários e perguntas.
A Fundação Grupo Volkswagen fez parte da mesa de abertura, representada por seu Diretor-Superintendente, Henrique Mendes de Araújo, e seu Diretor de Administração e Relações Institucionais, Vitor Hugo Neia. Na abertura, Henrique propôs uma reflexão sobre o momento de incerteza que estamos vivendo: “A injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era”, afirmou, fazendo menção à citação do professor e jurista Luís Roberto Barroso, atualmente Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil.
Ele destacou, também, a importância de a Jornada do Conhecimento olhar para a educação nesse período: “A educação é um fator decisivo e protagonista no momento de crise que estamos vivendo. Pretendemos aprender, ouvir boas práticas, exemplos e depoimentos inspiradores. Este é o nosso propósito”, disse.
Em sua fala, Vitor Hugo agradeceu a participação de todos os convidados presentes: “Gostaria de agradecer aos nossos convidados, Fátima Gavioli, Secretária de Educação do Estado de Goiás; Lucimar Menezes, Diretor e Professor do Centro de Ensino em Período Integral Santa Luzia; Juliana Candian, Gerente Executiva de Disseminação de Conhecimento do Instituto Ayrton Senna; e Marcela Prado, especialista em Neurociência Comportamental e Diretora da MPSync. Por fim, agradeço também à Flávia Oshima, que desde 2018 é a mediadora oficial da Jornada do Conhecimento”, disse Vitor.
Na sequência, a mediadora deu início a um bate-papo com os convidados. A Secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, falou sobre como as ações do governo estadual têm permitido, para além da continuidade do processo de ensino-aprendizagem, a implementação de práticas exitosas para melhorar a oferta de educação, o acompanhamento da performance da escola e o sucesso dos estudantes.
“Observo que hoje, em Goiás, a pandemia nos trouxe de forma muito clara a importância da escola na vida de cada um dos nossos alunos. Estamos fazendo o possível para que, em meio a tantas dificuldades, tristezas, desalento, nossos estudantes se sintam cuidados por nós. Queremos que eles saibam que, mesmo de longe, estamos com eles”, disse a Secretária Fátima durante sua participação.
O Diretor Escolar e Professor Lucimar Menezes apresentou, com criatividade e humor, a ideia colocada em prática no Centro de Ensino em Período Integral Santa Luzia, localizado em Aparecida de Goiânia (GO), para o enfrentamento do abandono e evasão escolar: “A professora Maria Bolonha, personagem criada por mim em 2013, vai até a casa dos estudantes com pouca frequência e participação nas aulas, com o objetivo de ajudá-los a retomar sua vida escolar. Desde então, em nossa escola, a evasão é de menos de 1%”, afirmou Lucimar.
O evento também contou com especialistas técnicas no assunto. Juliana Candian, Gerente Executiva de Disseminação de Conhecimento do Instituto Ayrton Senna – organização parceira da Fundação, abordou o desafio de formar jovens responsáveis, capazes de fazer escolhas e construir seus projetos de vida: “Para que isso seja possível, diversas competências são essenciais. Com este propósito, o Instituto Ayrton Senna trabalha há bastante tempo com habilidades socioemocionais”, disse Juliana.
Por fim, Marcela Prado, especialista em Neurociência Comportamental e Inteligência Emocional, falou sobre o desenvolvimento do protagonismo e como é possível transformar e inovar a partir dos recursos socioemocionais que todos temos. “Não é um milagre. Não é sobre transformar o mundo. É sobre conseguir mudar seu cenário real e exercer o protagonismo para fazer mais com o que se tem em mãos”, disse Marcela.
Assista ao evento na íntegra abaixo e no canal da Fundação Grupo Volkswagen no Youtube:
*Esta nota inclui informações publicadas no portal da Secretaria de Educação de Goiás.