Fundação Grupo Volkswagen realiza primeira ação voluntária do ano em São Bernardo do Campo

A primeira ação voluntária do Programa de Voluntariado Corporativo 2023 da Fundação Grupo Volkswagen aconteceu no último sábado, dia 15 de abril, no Instituto Geração Futuro, localizado no bairro Demarchi, vizinho à fábrica da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Desde 2005, o Instituto atua nas comunidades da região com atividades de arte, cultura e lazer, visando a transformação da realidade local e a inclusão social, norteada pelo comprometimento e responsabilidade.

Durante toda a manhã, os colaboradores voluntários estiveram acompanhados de um de seus familiares e puderam participar de diversas ações durante o voluntariado, entre elas, uma oficina de kokedama, onde aprenderam a recuperar e plantar orquídeas e plantas diversas no jardim da organização, além de organizarem um bazar local para a instituição.

As integrantes do grupo de diálogos Elas Aceleram também estiveram presentes propondo uma roda de conversa de empoderamento feminino e equidade de gênero. A ação também contou com uma oficina de culinária na qual os voluntários prepararam deliciosos lanches para finalizarem a manhã com chave de ouro.

Para Simone, coordenadora geral do Instituto Geração Futura, a atividade de sábado foi “muito importante para entender que existe o interesse em conhecer a parte social e toda a nossa comunidade”. Ela acrescenta que o desenvolvimento da ação foi de grande valia pra o Instituto Geração Futura. “Foi inesquecível, vamos guardar sempre com carinho e as portas estão abertas para quem quiser vir novamente”, disse ela.

Além de beneficiar o Instituto Geração Futura, a ação contribuiu para a integração entre os colaboradores e o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe. Esta foi a primeira etapa do voluntariado presencial organizado pela Fundação Grupo Volkswagen neste ano.

O colaborador Marcos Áquila destacou a possibilidade de poder levar familiares e amigos para participar da ação. “A Fundação vem promovendo várias atividades voluntárias e é possível participar presencialmente em ações como esta que aconteceu em São Bernardo do Campo agora e também de forma virtual, como o Carretas do Conhecimento que tem inscrições semestrais. É uma oportunidade de estar ajudando o outro e a si mesmo”, disse ele.

A próxima ação voluntária acontecerá em Taubaté e até o final do ano nas demais plantas da Volkswagen do Brasil de forma que todos os colaboradores terão a oportunidade de doar seu tempo, talentos e esforços para ajudar pessoas entidades, reforçando nosso compromisso com as comunidades do entorno.

Confira algumas fotos da ação de voluntariado realizada em São Bernardo do Campo: