A Fundação Grupo Volkswagen esteve presente no 4º Hackathon Acadêmico do Centro Paula Souza, representada por seu Diretor de Administração e Relações Institucionais, Vitor Hugo Neia, que compôs a banca de especialistas na apresentação dos projetos finalistas, no dia 16 de novembro.
O evento, que ocorre anualmente, é promovido pela Equipe da Robótica Paula Souza e tem como objetivo desafiar os estudantes de diferentes áreas das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo a desenvolverem projetos de inovação tecnológica. Nesta edição, as propostas deveriam contemplar a criação de aplicativos, sites ou dispositivos que atendessem a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições).
As equipes finalistas passaram por mentorias de profissionais do mercado de trabalho e tiveram a oportunidade de fazer networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico. “A partir da proposta, as equipes puderam associar conteúdo de componentes do núcleo comum e técnico, identificando a relação entre as áreas na construção das soluções”, comenta Tiago Jesus de Souza, coordenador da Robótica Paula Souza.
No dia 16 de novembro, ocorreu a apresentação dos nove projetos finalistas, com a participação de sete especialistas na banca de avaliação. Os trabalhos foram desenvolvidos por grupos de alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Abdias do Nascimento (São Paulo capital), Antonio Devisate (Marília), Irmã Agostina (São Paulo capital), Jacinto Ferreira de Sá (Ourinhos), Professora Ilza Nascimento Pintus (São José dos Campos), Professora Marinês Teodoro de Freitas Almeida (Novo Horizonte), Vasco Antonio Venchiarutti (Jundiaí) e Rosa Perrone Scavone (Itatiba). A transmissão está disponível no YouTube da Equipe da Robótica Paula Souza.
Confira as equipes vencedoras do 4º Hackathon Acadêmico – Robótica Paula Souza
1º Lugar: Equipe Refuge Safe – Etec Irmã Agostina – São Paulo/SP
- Projeto Refuge Safe: Sistema para direcionar doações de usuários do aplicativo às instituições que acolhem e amparam refugiados no Brasil.
2º Lugar: Equipe Para Elas – Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida – Novo Horizonte/SP
- Projeto Para Elas: Aplicativo criado para diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho capacitando mulheres.
3º Lugar: Equipe Nitrogênios – Etec Profª Ilza Nascimento Pintus – Unidade Aquarius – São José dos Campos/SP
- Projeto Avant (Carregador Sustentável): Sistema de carregamento para celulares via energia solar.
O resultado desta edição do Hackathon foi anunciado na quarta-feira, dia 17 de novembro, em cerimônia de premiação, transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Equipe da Robótica Paula Souza. Assista abaixo: