Fundação Grupo Volkswagen patrocina e marca presença em evento do Mês da Filantropia Negra em Salvador

Promovido pelo GIFE, o encontro focou no afrofuturismo, gerando reflexões e propondo ações para fortalecer o papel das organizações negras e expandir o potencial das iniciativas de doação e finanças comunitárias

Sempre em busca de iniciativas que vão ao encontro de seu propósito de promover a mobilidade social, a Fundação Grupo Volkswagen (FGVW) patrocinou o Mês da Filantropia Negra, evento realizado anualmente pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) ― referência em fortalecimento da filantropia e do investimento social privado (ISP) ― em parceria com o The WISE Fund. 

Realizado na última quinta-feira (08/08) em Salvador (BA), o encontro deste ano teve como tema “Futuros da Filantropia Negra — uma homenagem a Martin Luther King e Nêgo Bispo”. Com foco no afrofuturismo, especialistas em equidade racial apresentaram reflexões e propuseram ações para fortalecer o papel das organizações negras e ampliar o potencial das iniciativas de doação e finanças comunitárias.

A Fundação subiu ao palco durante a cerimônia de abertura do evento para reafirmar seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Jéssica Almeida, analista financeira da Fundação, representou a Diretoria Executiva da FGVW em seu discurso ao lado da Sandra Viviani, analista de responsabilidade social, e Jonathan Leite Silva, assessor de comunicação, destacando que essa iniciativa reforça o propósito de promover a mobilidade social e a inclusão produtiva, com foco em grupos historicamente vulnerabilizados.

“Apoiar iniciativas que promovem a equidade e a inclusão é essencial para garantir um desenvolvimento mais justo e igualitário da sociedade. Todos os projetos da Fundação visam gerar um impacto significativo na mobilidade social, focando nossos esforços na promoção da inclusão produtiva. Ficamos entusiasmados em colaborar com um evento como este, a fim de construir um futuro mais justo e sustentável para todos. Ao apoiar iniciativas que promovem a equidade racial, fortalecemos comunidades e criamos um impacto positivo e duradouro na sociedade”, afirma Jéssica.

Durante o evento, duas iniciativas de grande relevância foram lançadas: uma pesquisa nacional, que fornecerá um panorama do Investimento Social Privado (ISP) e das ações de diversidade voltadas para questões raciais, e um ciclo formativo dedicado ao fortalecimento de lideranças negras que atuam no segmento do ISP. Além disso, três eixos nortearam os debates: ações para impulsionar o futuro da doação negra nos próximos anos; as implicações da filantropia na promoção de um futuro equitativo; e os fatores que promovem o bem-viver, a equidade e a justiça.

A realização do encontro na Bahia faz parte das iniciativas do GIFE de descentralizar as reflexões para o crescimento e a sustentabilidade do investimento privado em ações de impacto social em todas as regiões do país. Pretende-se, ainda, envolver não só ativistas negros, mas também aliados brancos na conscientização, corresponsabilização e participação efetiva na filantropia voltada para beneficiar comunidades negras.

“Os princípios de Nêgo Bispo na defesa de estratégias de longo prazo e o legado de Martin Luther King sobre justiça social e igualdade econômica inspiram e reforçam a necessidade de abordar a interseção entre justiça social e ambiental nas práticas filantrópicas”, ressalta Thais Nascimento. “Essa filantropia busca desconstruir padrões coloniais, o que pode contribuir para a criação de um amanhã melhor para as comunidades negras, para a sociedade e para o planeta”, completa a coordenadora do GIFE.

O evento contou com o apoio de parceiros estratégicos, incluindo Aegea Saneamento, Imaginable Futures, Instituto C&A, B3 Social, e Fundação Maria Emília, todos comprometidos com a construção de uma sociedade mais equitativa e solidária.

O Mês da Filantropia Negra

Conhecido mundialmente como Black Philanthropy Month (BPM), o Mês da Filantropia Negra é um movimento global que, há 23 anos, reúne cerca de 60 países durante o mês de agosto. Criado pela cientista social e defensora da equidade racial Jacqueline Copeland, o BPM tem como missão fortalecer e tornar a filantropia negra mais poderosa e justa.

Em 2023, Copeland visitou o Brasil pela primeira vez para a abertura oficial do BPM, e este ano, o evento continuou a se destacar por sua abordagem inovadora, reconhecendo a filantropia negra como um caminho para um futuro mais inclusivo e próspero.

Compromisso da Fundação Grupo Volkswagen

A participação da Fundação Grupo Volkswagen neste evento reforça seu compromisso com a promoção da equidade racial e a descentralização das discussões sobre investimento social no Brasil.

“Ao apoiar iniciativas que promovem a equidade racial, fortalecemos comunidades e criamos um impacto positivo duradouro na sociedade”, destaca Vitor Hugo Neia, diretor-superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen. “Medidas como estas são fundamentais para promover um desenvolvimento social mais justo e igualitário”, acrescenta.

Assista ao evento na íntegra no canal do GIFE no Youtube, divididos em duas partes:

Parte 1: Mês da Filantropia Negra 2024 | BPM 2024 | Acompanhe ao vivo – YouTube

Parte 2: Mês da Filantropia Negra 2024 | BPM 2024 | Acompanhe ao vivo (youtube.com)

Convidamos você a conferir as fotos e os melhores momentos deste evento histórico em nossa galeria. Junte-se a nós nesta causa e acompanhe nossas iniciativas em prol de um futuro mais justo e inclusivo.