Sustentabilidade, mobilidade social e empreendedorismo feminino marcaram presença em um dos maiores festivais de música do Brasil
O The Town 2025 reuniu grandes estrelas, palcos gigantes e multidões vibrantes. Mas, entre uma apresentação e outra, uma história tocou o público de forma única: a de Jô Melo, fundadora da Divina Agulha e empreendedora revelada pelo projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen.
Com sua equipe, Jô costurou 2 mil pochetes sustentáveis, que foram distribuídas aos convidados da Volkswagen do Brasil, e 10 mil cordões de celular para quem participou das ativações dos estantes.
Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. O projeto já formou mais de 1mil empreendedores e reaproveitou mais de 100 toneladas de tecidos.
“Estar no The Town com o Costurando o Futuro é mostrar, para milhares de pessoas, que moda sustentável transforma vidas. Mais do que um acessório, os convidados que ganharam as pochetes carregavam propósito, afeto e impacto social”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação.
Para o CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, pensar da sociedade também faz parte do DNA da marca. “Uma empresa de automóvel não é só isso, né? Não é só fazer carros. A gente também tem que cuidar de toda a sociedade. De como a gente a impacta, e realmente fazer, estar junto neste trabalho social importante que faz a diferença na vida de tantas famílias”.
De uma máquina de costura para o festival dos sonhos
O grande momento chegou no dia 13 de setembro. Jô e sua filha, Jéssica Melo, também sócia da Divina Agulha, foram convidadas pela Fundação para viver um dia inesquecível no festival. Assistiram juntas ao show de Ivete Sangalo e Mariah Carey. Elas cantaram, dançaram e se emocionaram com as músicas, mas, principalmente, com a dimensão de suas conquistas.
“Vivemos um sonho. Nunca imaginamos que pudéssemos chegar aqui. Comecei costurando pano de prato em casa e, graças ao projeto Costurando o Futuro, aprendi a fazer bolsas, pochetes, e vários tipos de acessórios. Hoje, tenho meu próprio negócio, forneço para grandes marcas e até para o The Town. Passei por muita coisa para chegar aqui, mas valeu a pena”, ressalta Jô, com lágrimas nos olhos.
Entre aplausos e luzes, Jô viu centenas de pessoas usando as pochetes que criaram com as próprias mãos, inclusive artistas e influenciadores. Para ela, foi o reconhecimento de muita dedicação. “Nem acreditei quando cheguei no estande da Volks e ouvi tanta gente famosa elogiando o meu trabalho. Foi mágico”.
As jovens do Projeto Autonomia também brilharam
Além de Jô, outras quatro protagonistas viveram seu próprio momento de glória. Alunas da primeira turma do Projeto Autonomia – que hoje estão no Senai – ganharam ingressos para o The Town por se destacarem no curso de Tecnologia da Informação. Todas moram no Montanhão, periferia de São Bernardo do Campo (SP), e nunca tinham ido a um show.
Todas foram recebidas com carinho no Meeting Point da Volkswagen e passaram pelos estandes marca. Elas chegaram quando os portões do Autódromo de Interlagos se abriram. Assistiram até o último show e celebraram o momento com brilho nos olhos. Para elas, foi a certeza de que estudar e correr atrás de seus sonhos abre portas. Mais portas do que imaginam.
Influenciadoras vivenciam o propósito da Fundação no The Town
Para tornar sua participação no The Town ainda mais significativa, a Fundação Grupo Volkswagen convidou quatro influenciadoras com trajetórias ligadas à diversidade e ao impacto social.
Durante o festival, Bianca Sessa, Karen Bacic, Andreza Maia e Gabi Augusto participaram da experiência com a Fundação e mergulharam em seus valores: da sustentabilidade à inclusão produtiva, sobretudo ao receberem a pochete produzida pela Divina Agulha.
As criadoras de conteúdo ainda puderam conhecer mais a fundo as ações da instituição ao conversar com o assessor de comunicação da FGVW, Jonathan Leite. E entre uma troca e outra, elas viveram a energia do The Town de forma leve e descontraída.
O resultado foi uma onda de engajamento espontâneo e potente: mais de 25 conteúdos compartilhados nos stories e feeds do Instagram, com relatos sinceros sobre suas vivências ao lado da Fundação.
Meeting Point
O Meeting Point da Volkswagen Brasil foi uma atração à parte. Todos os convidados da marca passaram por lá para pegar suas pulseiras, ganhar a pochete e conhecer o novo Tera. Mas a visita ao local não se resumiu a isso. Famosos, empresários e influenciadores também puderam conhecer um pouco sobre os projetos da Fundação no cubo interativo disponibilizado ao lado do café. Tanto as fotos quanto as informações chamaram a atenção do público, que teve a oportunidade de saber mais sobre o lado social grupo.
Moda, música, reconhecimento e mobilidade social
A ação no The Town é reflexo do que move a Fundação Grupo Volkswagen: transformar realidades por meio da inclusão produtiva e do desenvolvimento sustentável.
Se você viu alguém usando uma pochete linda, feita com material reaproveitado e cheia de significado… é bem possível que ela tenha sido costurada por mãos que acreditam em um futuro melhor.









