Fundação Grupo Volkswagen lança último videocast do ano e aborda a Mobilidade Social & Objetivos Globais da ONU

Os temas são discutidos pela Melissa Pimentel, Conselheira Independente da Fundação Grupo Volkswagen; e Petrina Santos, Gerente Executiva de ESG e Sustentabilidade da Volkswagen Financial Services Brasil. Não perca!
Publicado em

A Mobilidade Social ascendente é um conceito que pode ser resumido como a possibilidade de mudarmos de posição na hierarquia social ao longo do tempo, atingindo patamares e conquistar coisas que as gerações anteriores em nossas famílias não conseguiram, muitas vezes, por falta de oportunidades. Ou, como se diz popularmente, o bom e velho “crescer na vida”.

Essa é a causa que guia a atuação da Fundação Grupo Volkswagen e que virou tema do terceiro episódio (da 4ª temporada) do Vida em Movimento, o podcast da Fundação, que agora acontece em formato de videocast.

A última edição do ano recebe duas convidadas muito especiais e que dominam o assunto: Melissa Pimentel, Conselheira Independente da Fundação Grupo Volkswagen; e Petrina Santos, Gerente Executiva de ESG e Sustentabilidade da Volkswagen Financial Services Brasil.

Além da mobilidade social – o conceito e os desafios para que ela esteja garantida na vida dos brasileiros –, o programa também abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e sua Agenda 2030, plano global para atingirmos um mundo melhor para todos os povos e nações do mundo.

Agenda ESG no Grupo Volkswagen

Durante a conversa, as especialistas comentaram os principais desafios da mobilidade social num país pautado por desigualdades como o Brasil, quais agendas são fundamentais para conquistarmos maior capacidade de mobilidade social e quais ODS dizem respeito mais diretamente a esses esforços.

A chamada inclusão produtiva também esteve em pauta. Definido como a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mundo do trabalho, seja via emprego formal ou via empreendedorismo, o conceito foi relacionado a projetos de desenvolvimento pessoal e empregabilidade criados e mantidos pela Fundação, como o Costurando o Futuro, o Carretas do Conhecimento e o CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento.

Petrina também comentou outras ações de destaque, dentro da Volkswagen Financial Services, na perspectiva dos ODS e da agenda ESG dentro do banco, e Melissa avaliou de que forma a mobilidade social vem sendo trabalhada pelo Terceiro Setor em geral.

Aperte o play e aproveite essa aula sobre sociedade, governança e filantropia. Bom programa!