Fundação Grupo Volkswagen lança edital para apoiar projetos incentivados focados em Inclusão Produtiva

Chamada vai selecionar iniciativas aprovadas por leis de incentivo fiscal em comunidades onde há atuação da FGVW

A Fundação Grupo Volkswagen está com inscrições abertas para o 1º Edital Somando Impactos – Projetos Incentivados 2025, uma chamada pública voltada a organizações que desenvolvem ações alinhadas à mobilidade social e estão aptas a captar recursos por meio das principais leis de incentivo fiscal federais. 

A iniciativa faz parte da nova estratégia da Fundação para fortalecer o investimento social privado nos territórios onde atua, com ênfase na inclusão produtiva.

A Fundação quer apoiar projetos que ajudem pessoas em situação de vulnerabilidade a empreender, conseguir emprego, participar de cooperativas ou desenvolver novas habilidades para gerar renda.

Podem participar projetos aprovados nas seguintes leis de incentivo fiscal:

  • Lei Federal de Incentivo à Cultura
  • Lei Federal de Incentivo ao Esporte
  • Fundo da Infância e Adolescência (FIA)
  • Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI)

O Edital não limita a quantidade de projetos por organização. No entanto, a escolha das propostas e respectivos valores de aporte dependerão da pontuação alcançada, com base na aderência aos critérios previamente definidos para o processo seletivo, da disponibilidade de recursos das empresas parceiras e do alinhamento com a estratégia da Fundação.

“Com o Somando Impactos, queremos criar pontes entre organizações com atuação territorial relevante e empresas que desejam direcionar recursos para projetos de impacto social real”, explica Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação. “Além do apoio direto que a Fundação já realiza e que deve ultrapassar R$ 13 milhões em 2025, buscamos atrair novos parceiros para ampliar os efeitos positivos das iniciativas incentivadas”, complementa.


Apoio estruturado para fortalecer quem já transforma realidades

A iniciativa busca unir recursos da própria Fundação com os de empresas parceiras, ampliando o impacto de ações que promovem a mobilidade social, ou seja, que ajudam as pessoas a melhorarem suas condições de vida por meio do trabalho e da inclusão produtiva.

Em sua primeira edição, o edital contempla projetos que atuem em territórios prioritários da Fundação, como: São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), Vinhedo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR), Resende (RJ), Salvador (BA) e Niterói (RJ).


Critérios de avaliação e públicos prioritários

Serão valorizadas propostas com recortes de equidade e diversidade:

  • Mulheres
  • Pessoas negras
  • Juventudes (15 a 29 anos)
  • Pessoas LGBTQIAPN+
  • Indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Além disso, será considerado o potencial de impacto ambiental positivo e a contribuição dos projetos para a redução das desigualdades nos territórios atendidos.


Como participar

As inscrições estão abertas de 2 de junho a 31 de julho de 2025, por meio de formulário online. Propostas enviadas fora do prazo ou com documentação incompleta não serão aceitas.

A Fundação não garante o apoio automático às propostas, pois os recursos são disponibilizados pelas empresas parceiras. A seleção terá várias etapas, incluindo análise técnica, auditoria, avaliação jurídica e aprovação interna. Os apoios financeiros devem ser formalizados entre os meses de novembro e dezembro de 2025.

A empresa Simbi, parceira da Fundação, vai colaborar no processo de análise dos projetos e dar suporte às organizações participantes.

O edital completo, com todas as orientações, está disponível neste link: https://lp.simbi.social/fgvw