Fundação Grupo Volkswagen lança 1º episódio de seu podcast em 2023 e mergulha no tema do upcycling

Técnica de reaproveitamento de materiais está no centro das ações do projeto Costurando o Futuro - que conta com doações de tecidos automotivos por parte das marcas do Grupo VW e seus fornecedores

Em 2021, um enorme painel de lona vinílica, instalado na fachada da fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, foi transformado em centenas de bolsas, mochilas e outras peças úteis e cheias de criatividade.

E sabem quem foram as responsáveis por isso? As costureiras do Grupo Charlotte, pequeno negócio que faz parte do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen. Foram elas que entraram em contato com a Volkswagen e pediram o material.

O pedido, claro, foi atendido e essa doação especial ganhou até um vídeo para registrar a ação. Assista abaixo:

Essa história está no primeiro episódio, da quarta temporada, do Vida em Movimento, o podcast da Fundação, que vai falar sobre reaproveitamento de materiais – ou, como ficou mundialmente conhecido, o upcycling e convidou duas experts no assunto: Sandra Viviani, Analista de Responsabilidade Social da Fundação, e Priscila Rocha, responsável pela área de sustentabilidade na Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Essa técnica está no centro das ações do Costurando o Futuro, que conecta resíduos de tecidos automotivos a pequenos empreendimentos de costura na Grande São Paulo – como o Grupo Charlotte.

Ou seja, a doação do enorme painel foi especial, mas não é a única. Em 2022, quase duas toneladas de resíduos automotivos (que sobram do revestimento de bancos e confecção de cintos de segurança) se transformaram em produtos como bolsas, mochilas, nécessaires e estojos – conheça na nossa loja online.

Mas a ideia é aumentar cada vez mais o número de doações. Essa matéria prima, sem custo, representa um investimento valioso para as artesãs e artesãos beneficiados pelo projeto. Além do caráter social, há a perspectiva do consumo e produção conscientes, que se encaixam no conceito de Economia Circular, outro assunto abordado pelo episódio.

O programa está mais do que especial! Aperte o play e se inspire… A reaproveitar materiais, a comprar de quem produz de forma ética e sustentável e também a doar matéria-prima!

Bom programa!