Em 2021, um enorme painel de lona vinílica, instalado na fachada da fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, foi transformado em centenas de bolsas, mochilas e outras peças úteis e cheias de criatividade.
E sabem quem foram as responsáveis por isso? As costureiras do Grupo Charlotte, pequeno negócio que faz parte do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen. Foram elas que entraram em contato com a Volkswagen e pediram o material.
O pedido, claro, foi atendido e essa doação especial ganhou até um vídeo para registrar a ação. Assista abaixo:
Essa história está no primeiro episódio, da quarta temporada, do Vida em Movimento, o podcast da Fundação, que vai falar sobre reaproveitamento de materiais – ou, como ficou mundialmente conhecido, o upcycling e convidou duas experts no assunto: Sandra Viviani, Analista de Responsabilidade Social da Fundação, e Priscila Rocha, responsável pela área de sustentabilidade na Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Essa técnica está no centro das ações do Costurando o Futuro, que conecta resíduos de tecidos automotivos a pequenos empreendimentos de costura na Grande São Paulo – como o Grupo Charlotte.
Ou seja, a doação do enorme painel foi especial, mas não é a única. Em 2022, quase duas toneladas de resíduos automotivos (que sobram do revestimento de bancos e confecção de cintos de segurança) se transformaram em produtos como bolsas, mochilas, nécessaires e estojos – conheça na nossa loja online.
Mas a ideia é aumentar cada vez mais o número de doações. Essa matéria prima, sem custo, representa um investimento valioso para as artesãs e artesãos beneficiados pelo projeto. Além do caráter social, há a perspectiva do consumo e produção conscientes, que se encaixam no conceito de Economia Circular, outro assunto abordado pelo episódio.
O programa está mais do que especial! Aperte o play e se inspire… A reaproveitar materiais, a comprar de quem produz de forma ética e sustentável e também a doar matéria-prima!
Bom programa!