Fundação Grupo Volkswagen junta-se ao Rock in Rio para transformar comunidade no RJ

Parceria com a Gerando Falcões propõe soluções de desenvolvimento social no Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa (RJ)

Na edição especial de 40 anos do festival Rock in Rio, a Fundação Grupo Volkswagen anuncia a sua segunda parceria ao lado do Rock World, Gerando Falcões, Gerdau e o Instituto Entre o Céu e a Favela no projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que chega nas áreas do Buraco e Sessenta, ambas localizadas no Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, Rio de Janeiro.

Para anunciar a parceria, a Fundação esteve presente em um evento do festival que divulgou o maior encontro da história da música brasileira, que tem data e local para acontecer: 21 de setembro, na Cidade do Rock. Será por meio do Dia Brasil, que o festival Rock in Rio vai atuar para chamar a atenção de uma nação inteira para duas das maiores causas urgentes no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza.

O Favela 3D vai transformar a vida de 250 famílias, aproximadamente 1.200 pessoas, que vivem na região e serão beneficiadas pelas iniciativas, que visam fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para o acontecimento na região. O objetivo é impactar 150 famílias em trilhas de qualificação profissional e levar outras 125 para a dignidade — empregando 95% das pessoas da região.

“Integrar uma parceria como essa não poderia estar mais alinhado ao propósito da Fundação Grupo Volkswagen, que é somar esforços em favor da mobilidade social no Brasil, promovendo a prosperidade socioeconômica de comunidades vulneráveis por meio da inclusão produtiva, geração de renda, empregabilidade e empreendedorismo. O apoio a iniciativas como o Favela 3D, tão relevantes e que geram um impacto social positivo tão significativo, nos coloca no rumo desses objetivos institucionais. No ano passado, a partir dessa parceria, transformamos a realidade de quase 300 famílias da Favela do Haiti, em São Paulo. Em 2024, fortalecemos essa missão ao anunciar um novo projeto para mais de mil moradores da Providência, no Rio de Janeiro”, comenta Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Com apoio da FGVW, Favela do Haiti atinge pleno emprego, e projeto embala sonhos de moradores

No dia 18, a Folha de S.Paulo publicou uma matéria sobre o projeto-piloto Favela 3D na capital paulista, parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen, Gerando Falcões, Gerdau, Vozes das Periferias e o Festival The Town realizado pelo Rock World. O objetivo é interromper o ciclo de pobreza na Favela do Haiti, localizada na Vila Prudente.

Neste primeiro ano de projeto, além de melhorias urbanas, chegada do saneamento básico, reformas de casas e espaços públicos, inclusão de crianças em creches e escolas, entre outras ações, a iniciativa fez com que a população atingisse o pleno emprego, fortalecendo a mobilidade social da comunidade. Esse é o propósito que norteia a estratégia da Fundação Grupo Volkswagen.

A reportagem também destaca iniciativas que a Fundação fez para além do escopo do projeto, especialmente a contratação de jovens aprendizes da Favela do Haiti pela Volkswagen do Brasil. Graças a essa parceria, eles estão sendo formados em tecnologia da informação e soluções em nuvem pela Escola SENAI de Informática, de São Caetano do Sul (SP). Além da formação profissional, os alunos também possuem um contrato com a empresa durante o período da aprendizagem, que inclui bolsa-auxílio, plano médico e outros benefícios.

Meu nome é Mikaelly Aparecida Batista Pardinho, tenho 20 anos. Faço parte de projetos do Instituto Vozes das Periferias. Quando o Instituto foi convidado a fazer parte do programa, foram selecionados alguns jovens para participar, e eu fiquei com a última vaga. Dentro do curso, aprendemos a criar infraestruturas em nuvem privada e pública, aplicar recursos de software e de segurança, de acordo com metodologias ágeis, atendendo normas e legislação vigentes, usabilidade, interatividade, integridade e segurança da informação. Esse programa é uma enorme porta aberta para o futuro, abrange muitas oportunidades dentro do mercado de trabalho e na nossa carreira profissional também. Planejo seguir por essa carreira, então para mim se trata mais do que um curso: é uma oportunidade!”, relata Mikaelly Pardinho, uma das aprendizes da Volkswagen.

Ainda há muito a se fazer e alguns meses de projeto pela frente, mas convidamos você a conhecer um pouco mais dessa iniciativa e das histórias de alguns moradores que têm sido positivamente impactados por essas ações.

Seguimos juntos pela mobilidade social!