Fundação Grupo Volkswagen: há 46 anos escrevendo histórias de transformação

Da formação à empregabilidade, da escuta ao fortalecimento de comunidades: Fundação Grupo Volkswagen promove oportunidades reais em territórios vulnerabilizados do país

A cada vida tocada, uma nova trajetória começa. Os 46 anos da Fundação Grupo Volkswagen são muito mais do que um marco no calendário: são um convite para celebrar as mudanças reais que impactam comunidades inteiras por meio da educação, do afeto e da inclusão.

Desde sua criação no dia 3 de julho de 1979, a Fundação tem sido movida por um propósito claro: construir um Brasil com mais justiça e oportunidades para todos. Mas foi em 2024, ao completar 45 anos, que esse compromisso se tornou ainda mais audacioso: a mobilidade social passou a ser a causa prioritária até 2030. Uma escolha construída a partir da escuta profunda de quem vive a desigualdade de perto e da crença de que é possível — e urgente — mudar realidades.

Mais do que uma celebração simbólica, nosso aniversário consolida a definição de uma missão clara: promover inclusão produtiva de atuação ampla, ética e com foco em resultados. Essa escolha estratégica nos impulsiona para o futuro – feito de escuta, presença e transformação real”, ressalta Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.

A nova estratégia parte de um princípio simples, mas poderoso: mobilidade social se constrói com inclusão produtiva e fortalecimento das capacidades locais. Isso significa colocar no centro da atuação aqueles que historicamente foram deixados de lado — e também suas potências, conhecimentos e sonhos. É ali, nos territórios mais vulnerabilizados, que a Fundação decide semear a transformação.


Um ano de conquistas e aprendizados

A mudança de causa prioritária é recente. Mas, 12 meses foram suficientes para se ter uma ideia do impacto que projetos feitos a partir das demandas de cada comunidade podem gerar.  

Só em 2024, mais de 7 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações da Fundação. Considerando os impactos indiretos, o número salta para quase 30 mil. Entre os marcos do ano estão:

  • R$ 19,5 milhões investidos em iniciativas sociais;
  • R$ 100 mil em bolsas-auxílio, garantindo que jovens pudessem estudar com dignidade;
  • 859 pessoas impactadas por meio de projetos via edital;
  • Apoio a 76 organizações sociais e formação de 96 lideranças comunitárias;
  • Mais de 1.180 horas de voluntariado, com 5.971 pessoas beneficiadas pelas ações dos colaboradores do Grupo Volkswagen.


Relatório de Atividades 2024

O documento destaca os principais resultados e conquistas do último ano. Pelo sétimo ano consecutivo, a publicação tem como base as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI) – formato referenciado. Acesse o Relatório de Atividades 2024 em duas versões: interativa e completa (PDF).


Projetos que conectam sonhos e oportunidades

Todos os projetos apoiados ou executados pela Fundação demonstram sua atuação ampla, consistente e sensível às realidades de quem mais precisa. Confira os principais:

Projeto Autonomia – Formação profissional gratuita voltada a jovens do território do Montanhão, em São Bernardo do Campo (SP), com bolsa mensal e apoio psicossocial. A trilha inclui cursos de informática, cidadania, projeto de vida, conectando os participantes a oportunidades de trabalho ou ensino superior. Realização em parceria com a Associação Padre Leo Commissari.

Projeto Tração – Fortalece organizações comunitárias em São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Resende (RJ), por meio de diagnósticos, formações, apoio financeiro e estratégias de gestão em parceria com o CIEDS. O foco é ampliar a atuação local, criar redes de colaboração e impulsionar o impacto social nos territórios.

CO.DE School – Curso intensivo e gratuito de programação e tecnologia com foco na empregabilidade de jovens em Resende (RJ). Oferecido em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Firjan SENAI, a formação combina teoria, prática, inclusão e preparação para o mercado de trabalho.

Costurando o Futuro – Iniciativa de qualificação profissional de corte e costura em moda circular que reaproveita tecidos automotivos e promove geração de renda para profissionais. O projeto alia sustentabilidade, economia criativa e protagonismo feminino, com apoio das empresas do Grupo Volkswagen.

Edital Juntos pela Mobilidade Social – Seleciona e apoia financeiramente projetos de organizações sociais em todo o Brasil que promovem inclusão produtiva e mobilidade social. A iniciativa reforça o compromisso da Fundação com o fortalecimento de ações transformadoras em diferentes territórios.

Somando Impactos – Estratégia que une empresas parceiras para investir em projetos aprovados por leis de incentivo fiscal. Dessa forma, amplia o alcance e os recursos disponíveis para ações com alto potencial de impacto social em áreas como educação, cultura e assistência social.

Carretas do Conhecimento – Salas de aula móveis que levam cursos técnicos gratuitos a comunidades do Paraná, promovendo qualificação profissional em áreas como mecânica, panificação e refrigeração. O projeto é uma parceria com a Volkswagen do Brasil e o SENAI-PR.

Lab Acelera – Projeto realizado em Resende (RJ), na região das Barras, com foco na inclusão produtiva de mulheres. Oferece formação empreendedora, ajuda de custo, oficinas de habilidades socioemocionais e recreação para os filhos. Também fortalece associações locais com formação em gestão e captação de recursos.



Transformação que se vê nos olhos e nas palavras

O impacto da Fundação pode ser medido em números, mas é nas histórias de vida que ele se revela de forma mais potente. Como no caso da Valquíria Rodrigues, mãe de Caíque Vinícius, jovem formado pelo Projeto Autonomia.

“Antes ele só queria jogar bola. Hoje quer tirar carteira, fazer faculdade, algo impensável para ele antes do projeto Autonomia. Este projeto trouxe esperança para o Caíque e para toda a nossa família. Sou a mãe mais feliz e orgulhosa do mundo”, relatou, emocionada.

Ou no relato da Maysa Pereira, participante do Projeto Além do Arco-Íris, em Salvador. “Nos tiraram da margem. Me deram dignidade. Me enxergaram. Hoje minha autoestima é outra. Pretendo entrar na faculdade de Ciências Sociais e sei que posso”, afirmou.

Essas histórias mostram que o impacto da Fundação vai além da capacitação técnica. Ele está no tempo conquistado para sonhar, no afeto compartilhado e na chance concreta de mudar de vida.


Território como ponto de partida

A Fundação redefiniu seus territórios prioritários com base em estudos detalhados. Em São Bernardo do Campo (SP), a comunidade do Montanhão tornou-se epicentro de uma atuação transformadora. Na comunidade das Barras, em Resende (RJ) e na comunidade Alba, em São Paulo (SP), outros projetos-piloto ganham forma com foco em inclusão produtiva, apoio psicossocial e fortalecimento de organizações locais.

Com projetos como o Tração, que apoia organizações da sociedade civil (OSCs) em sua estruturação institucional, e editais como o Juntos pela Mobilidade Social, a Fundação fortalece a rede de quem já trabalha nos territórios, valorizando o saber local e criando estratégias de sustentabilidade de longo prazo.


A mobilidade como compromisso coletivo

Mais do que oferecer formação, a Fundação abre caminhos reais. O compromisso com a inclusão passa por uma atuação estruturada, feita em aliança com outras organizações, poder público, empresas e comunidades.

Quando uma jovem negra entra na faculdade, ela leva junto sua família, sua comunidade. A mobilidade é coletiva”, resume Maria Ruanes, analista de Responsabilidade Social da Fundação.


Um futuro que já começou

Em 2025, a Fundação segue expandindo seu impacto com um portfólio robusto, escuta ativa e construção de trajetórias duradouras de transformação. Dentre o que está em andamento é possível elencar:  editais mais acessíveis, projetos de longa duração, alianças com o setor público e privado e investimento em políticas públicas serão o alicerce para avançar.

“Seguimos, mais do que nunca, juntos pela mobilidade social.” Essa frase, que fecha a carta de abertura do relatório de 2024, resume o espírito que move a Fundação há 46 anos — e que seguirá guiando seus próximos passos.