Fundação Grupo VW expande projeto Costurando o Futuro para Resende (RJ)

Em parceria com o Instituto Focus Têxtil, o projeto inicia suas atividades na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, com mentoria de nomes renomados da moda brasileira e aulas ministradas por profissionais da área de corte e costura

A Fundação Grupo Volkswagen em parceira com o Instituto Focus Têxtil, celebram o anúncio da expansão do projeto Costurando o Futuro para o estado do Rio de Janeiro. Em 2023, serão ofertadas 20 vagas para curso gratuito de capacitação em corte e costura na cidade de Resende (RJ), com abordagem que incluem desde iniciação à costura, aprendizado ligado a moldes, transformação, estampa em tecidos, desenvolvimento de peças diversas e ainda conceitos estratégicos para empreender. Em Resende, está localizada a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma das empresas do Grupo VW que faz parte da governança da Fundação.

O projeto também tem o objetivo de promover o empoderamento e a autonomia desses profissionais, impulsionando a inclusão e sua mobilidade social. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores serão reaproveitados e transformados em diversas peças como bolsas, mochilas e itens de moda e decoração, ampliando seu ciclo de vida. Mais conhecimento, mais sustentabilidade, mais geração de renda!

Além da capacitação técnica, os formados poderão integrar a rede Costurando o Futuro, grupo de costureiras e costureiros acompanhados pela Fundação Grupo Volkswagen. Entre os benefícios da rede, está a troca de conhecimentos, a participação em eventos da Fundação e a possibilidade de recebimento de doações de tecidos automotivos por parte do Grupo VW, parceiros e fornecedores.

Para saber mais detalhes e tirar suas dúvidas clique aqui. Não perca esta oportunidade!

Sobre o Costurando o Futuro

Iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve participantes da Grande São Paulo. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras. Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.