Fundação Grupo Volkswagen e WRI Brasil celebram parceria

A nova parceria institucional prevê o apoio às iniciativas do instituto WRI Brasil em prol da mobilidade e do desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras

Para encerrar o Mês da Mobilidade, comemorado em setembro, a Fundação Grupo Volkswagen anuncia sua nova parceria com o WRI Brasil, instituto de pesquisa que atua para transformar grandes ideias em ações que promovam a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

Com a parceria, a Fundação apoiará as ações do WRI Brasil de maneira institucional, contribuindo para o financiamento das atividades do Instituto, com foco no programa de Cidades . Entre as prioridades dessa parceria, estão temas como segurança viária, urbanismo tático, fomento da mobilidade inclusiva e de estratégias de melhorias urbanas. Mobilidade urbana e comunidades sustentáveis é uma das causas abraçadas pela Fundação Grupo Volkswagen.

“A Fundação apoia iniciativas que colocam o ser humano no centro das discussões sobre mobilidade, de modo a tornar as cidades espaços mais sustentáveis, resilientes e seguros. Essa parceria inédita com o WRI Brasil reforçará esse compromisso, unindo nosso papel de investidor social privado à experiência de um instituto que é referência internacional em pesquisa e ações de impacto socioambiental positivo”, celebrou Renata Pifer, responsável na Fundação Grupo Volkswagen pela gestão da parceria com o WRI Brasil.

“É com muita satisfação que firmamos essa parceria com a Fundação Grupo Volkswagen para tornar as cidades brasileiras mais acolhedoras e seguras para os deslocamentos e a convivência entre as pessoas. Esta é uma prioridade climática e socioeconômica, já que mobilidade sustentável é mobilidade de baixo carbono, que promove o acesso a oportunidades e o bem-estar”, pontuou Paula Santos, gerente de Mobilidade Ativa do WRI Brasil.

Sobre o programa de Cidades

Há 13 anos, o programa de Cidades do WRI Brasil trabalha para melhorar a sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades brasileiras. A iniciativa promove a transformação do espaço urbano em um ambiente seguro para a convivência e os deslocamentos de todas as pessoas. Por meio do planejamento do uso do solo e da qualificação do transporte público, os esforços são para ampliar o acesso a oportunidades, impulsionando a adoção de soluções baseadas na natureza, como forma de reduzir a vulnerabilidade das populações aos impactos das mudanças climáticas.

Sobre o WRI Brasil

O WRI Brasil atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil. Faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países. O WRI conta com o conhecimento de aproximadamente 1.700 profissionais em 12 escritórios internacionais, entre eles Brasil, China, Estados Unidos, Europa, México, Índia, Indonésia e África.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.