Fundação Grupo Volkswagen e SENAI retomam Carretas do Conhecimento em SP

Formato foi adaptado e inclui aulas à distância e ao vivo; portfólio de cursos foi atualizado para refletir o atual mercado de trabalho
Imagem de uma das Carretas em 2019

A Fundação Grupo Volkswagen está retomando as atividades do projeto Carretas do Conhecimento 2020, ofertando cursos de qualificação profissional gratuitos nos municípios de São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São Paulo (SP) e Taubaté (SP), voltados à comunidade. O projeto teve início no ano passado e acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP).

As turmas começaram em março, antes da quarentena no Estado, e haviam sido temporariamente paralisadas. Nessa retomada, há cursos nas áreas Automotiva, Energia, Refrigeração, Tecnologia da Informação, e Têxtil e Vestuário. O portfólio foi atualizado para refletir as necessidades do mercado de trabalho, incluindo, por exemplo, formações para produção de máscaras de proteção e toucas cirúrgicas. Outra novidade é o curso sobre técnicas para infraestrutura de carregadores de pequeno porte para veículos elétricos. Há turmas até novembro.

As aulas também foram adaptadas para um formato híbrido: algumas acontecem nas escolas do SENAI, respeitando rígidos protocolos de saúde e distanciamento, e outras estão sendo realizadas de forma totalmente remota, à distância e ao vivo. Além de São Paulo, o projeto Carretas do Conhecimento também é realizado em municípios paranaenses, por meio de parceria entre a Volkswagen do Brasil, Governo do Paraná, Fundação Grupo Volkswagen e SENAI-PR. No caso paranaense, a retomada aguarda os desdobramentos da pandemia no Estado.

Para mais informações sobre cursos, vagas e matrículas em São Paulo, entre em contato com as unidades do SENAI abaixo (somente telefone e e-mail):

São Bernardo do Campo – Escola Senai Almirante Tamandaré

Curso: Funileiro de Brilho

Contatos: (11) 4331-6158 ou 4331-6157; mbeloto@sp.senai.br; danielle.macedo@sp.senai.br

São Carlos – Escola Senai Antonio A. Lobbe

Cursos: Alinhamento de direção e balanceamento de rodas (veículos leves); Manutenção em sistemas de ar-condicionado automotivo

Contatos: (16) 2106-8728 e jorge.andrade@sp.senai.br

São Paulo (Cambuci) – Escola Senai Carlos Pasquale

Cursos: Eficiência energética para pequenos e médios consumidores; Técnicas para infraestrutura de carregadores de pequeno porte para veículos elétricos

Contatos: (11) 3901-9301 (ramal 9326); nathandolfini@sp.senai.br

São Paulo (Ipiranga) – Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo

Cursos: Funileiro de brilho; Técnicas de pequenos reparos em funilaria automotiva