Registro fica no Vale da Ribeira, a 190 quilômetros de São Paulo. As diversidades cultural e econômica e a concentração populacional fizeram com que a cidade ganhasse o título de “Capital do Vale do Ribeira”. É também famosa por ser um lugar com múltiplos grupos de ciclistas. E essa atividade tende a se tornar ainda mais consolidada por conta da iniciativa Mobilidade em Transformação: Pessoas que Movem Cidades. Com apoio da iniciativa, promovida pela parceria entre Fundação Grupo Volkswagen e Cidade Ativa, equipes da Prefeitura de Registro inauguraram no final de junho um novo trecho de ciclofaixa de cerca de 600 metros e espaços para encontro e convívio no coração da cidade.
Em caráter temporário, as obras implementadas com pintura, vasos, mobiliário fixo e flexível permitirão que as equipes testem as estratégias propostas para, depois, avaliar a viabilidade de uma intervenção permanente junto com a comunidade. A ideia é observar as mudanças de fluxo, os novos espaços de convivência e a melhoria da circulação de pedestres. A proposta “Ciclofaixa e urbanismo tático” foi apresentada pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Registro e selecionada após uma análise criteriosa, em meio a mais de 70 projetos finais enviados por ex-cursistas em 2021, ao término do curso virtual de formação no tema da mobilidade urbana proposto pela iniciativa Mobilidade em Transformação. Com base no Projeto da Secretaria de Trânsito apresentado no Curso, a ação foi desenvolvida pela equipe Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, com apoio de grupos locais que contribuíram durante o processo em reuniões de projeto.
“A Fundação Grupo Volkswagen trabalha para incentivar o protagonismo comunitário, em busca da construção ativa das cidades que todos queremos e necessitamos. Para isso, realiza e apoia projetos e organizações que colocam o ser humano no centro das discussões sobre mobilidade, de modo a tornar as comunidades espaços mais sustentáveis, resilientes, humanos e seguros para todas as pessoas. Afinal, mobilidade urbana é muito mais do que ir e vir pelas cidades”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação.
Espaço de permanência, socialização, lazer e cultura
Além da ciclofaixa, no dia 25 de junho foi inaugurado o Boulevard Beira Rio, um espaço privilegiando o uso por pedestres. O objetivo é proporcionar mais um local de convivência e estar no centro histórico de Registro, com espaço para manifestações artísticas espontâneas. A programação da inauguração teve a participação de vários colaboradores, além da própria Prefeitura de Registro. O evento teve início com um bate papo sobre mobilidade ativa, realizado na área de convivência no Sesc Registro (situado próximo ao local da intervenção), que conduziu o passeio ciclístico, com percurso margeando o rio e passando pela nova ciclofaixa. Além disso, ocorreram oficinas, apresentações de artes e músicas e feira de produtores locais; além de atividades para crianças conduzidas pelo coletivo Metrópole 1:1. O espaço contou, ainda, com a intervenção artística lúdica da muralista local Carla Takushi. Em seguida à inauguração, a Prefeitura de Registro passou a promover quinzenalmente o “Tô na Rua”, em que os artistas podem se inscrever para apresentações de artes e música no pequeno palco instalado no Boulevard.
Esta ação contribui para ampliar a rede cicloviária da cidade e qualificar os espaços públicos, criando lugares seguros e atraentes para moradores de Registro. “O município quer reforçar o seu protagonismo na região, liderando uma transformação necessária rumo a um desenvolvimento mais sustentável. Espera-se que essa intervenção inspire outras ações que priorizem a inclusão, a saúde e qualidade de vida da população, e que respondam a questões climáticas urgentes, mostrando que nossos gestores públicos estão comprometidos com os objetivos da Agenda 2030 da ONU”, afirma Gabriela Callejas, cofundadora e diretora da Cidade Ativa.
Após a inauguração, a Fundação Grupo Volkswagen e a Cidade Ativa juntamente com a Prefeitura de Registro estão comprometidas em ouvir a opinião da população local a respeito dos novos espaços criados, suas percepções da mudança de uso, do novo espaço de lazer e permanência e da extensão da ciclovia. O objetivo é dialogar em relação ao que pode ser mantido ou modificado e sobre as visões de futuro para uma intervenção permanente no local.
“Este projeto implementado em parceria com Fundação Grupo Volkswagen e Cidade Ativa foi de grande valia para a nossa cidade, especialmente para o desenvolvimento de uma nova cultura de espaços de convivência e fluxo de trânsito. Com certeza, Registro inova de uma forma criativa e sustentável”, afirmou o Prefeito de Registro, Nilton Hirota.