Fundação Grupo Volkswagen e Atados realizam mais uma ação voluntária, dessa vez no Jabaquara, em SP

O mutirão reuniu 27 voluntários representados por colaboradores da Volkswagen Financial Services e Volkswagen Caminhões e ônibus no Centro Assistencial Cruz de Malta.

Ação Voluntária no Jabaquara/SP

No dia 14 de setembro, a Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Atados, organizou mais uma ação de voluntariado, desta vez no Centro Assistencial Cruz de Malta, localizado no Jabaquara, São Paulo. O evento reuniu 27 colaboradores da Volkswagen Financial Services e Volkswagen Caminhões e Ônibus, que se uniram para contribuir com a revitalização do espaço e com atividades para os jovens atendidos pela organização.

O Centro Assistencial Cruz de Malta, que há anos oferece suporte a famílias em vulnerabilidade por meio de assistência alimentar, social, educação, esporte e lazer, foi o cenário dessa ação solidária. O dia começou com uma recepção calorosa, organizada em parceria com o Atados, plataforma que conecta voluntários a causas sociais.

Para aquecer os motores, os voluntários participaram de uma sessão de alongamento e atividades de integração, garantindo uma atmosfera leve e colaborativa.

Colaboração e atividades

Divididos em grupos, os voluntários se engajaram em três principais tarefas: a pintura da quadra esportiva, a criação de uma horta e jardim, e uma troca de experiências com os jovens da organização. A atividade “Experiência Jovem” proporcionou um espaço para diálogo sobre o mercado de trabalho e empregabilidade, fomentando o empreendedorismo e incentivando habilidades de comunicação e expressão entre os adolescentes.

Momentos de conexão

A energia positiva continuou durante todo o evento, marcada por música, animação e uma pausa para um coffee break. Durante o intervalo, um dos jovens atendidos pela Cruz de Malta encantou a todos com uma apresentação musical, e outros dois jovens compartilharam relatos emocionantes sobre como o trabalho da organização impactou suas vidas de forma transformadora.

Em um gesto de gratidão, as crianças presentes ofereceram aos voluntários chocolates e flores artesanais, simbolizando o carinho e o reconhecimento da comunidade.

Um impacto que vai além

A ação voluntária terminou com uma visita guiada pelas instalações da Cruz de Malta, permitindo que os voluntários conhecessem de perto o trabalho desenvolvido pela ONG. O sentimento geral era de gratificação, tanto por parte dos atendidos quanto dos participantes.

Felipe, um dos voluntários, compartilhou sua visão sobre a importância do voluntariado:

“O voluntariado transforma a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, permitindo-lhes enxergar novas possibilidades além de suas realidades, frequentemente marcadas por negligência e dificuldades.”

Esse evento não apenas impactou diretamente a vida das pessoas atendidas, mas também fortaleceu a comunidade do Jabaquara em um movimento de solidariedade e inclusão.

As ações de voluntariado da Fundação Grupo Volkswagen são focadas nas proximidades das regiões que acolhem as operações das empresas que compõem o Grupo Volkswagen do Brasil, sejam plantas ou escritórios comerciais, das cidades de São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais, Taubaté, São Carlos, Salvador, São Paulo, Vinhedo e Resende.

Confira mais fotos: