A Fundação Grupo Volkswagen e a Artemisia – organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil – acabam de selecionar os três negócios finalistas da segunda edição do ImpactaMOB. O programa de inovação aberta de impacto tem a missão de impulsionar negócios que buscam impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros, tornando a mobilidade urbana mais democrática, acessível, segura e sustentável.
Em sua segunda edição, o programa mapeou mais de 60 de soluções em mobilidade; entrevistou 18 negócios com profundidade; selecionou 8 para a etapa semifinal e 3 para a etapa final. São eles: Fleximedical, Livre e Solos.
Vitor Hugo Neia, Superintendente da Fundação Grupo Volkswagen, destaca que o programa e a parceria são frutos de uma das causas abraçadas pela organização: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, além de reforçar a importância de refletir sobre o tema e criar soluções conectadas à realidade dos territórios e das comunidades, sem deixarmos de olhar para as tendências do futuro. “Para isso, buscamos apoiar tecnologias sociais inovadoras que contribuam para fazer das cidades espaços mais acolhedores, resilientes e democráticos. Essa parceria com a Artemisia fortalece esse movimento, unindo nosso papel de investidor social privado à experiência de uma organização que é referência em impacto positivo. Juntos, esperamos transformar comunidades de todo o Brasil por meio da inovação aberta para uma mobilidade mais sustentável. A primeira edição em 2022 selecionou negócios bastante inovadores e de qualidade e esperamos que neste ano o programa alcance ainda mais sucesso”, aponta o executivo.
Segundo Priscila Martins, diretora de Parcerias da Artemisia, a mobilidade urbana é um tema bastante crítico para toda a sociedade e tem um significado maior do que o dimensionado pelo senso comum. “Além de um conjunto de serviços e meios de deslocamento de pessoas e bens, ela é o resultado da interação das pessoas com a cidade e tem relação direta com o acesso a serviços essenciais, à autonomia, ao direito de ir e vir e à qualidade de vida. Esses aspectos impactam a população brasileira como um todo, no entanto, mais gravemente as pessoas que vivem em periferias, que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social. Acreditamos que o empreendedorismo aliado à inovação possa ser uma via de contribuição para a resolução de parte dos desafios relacionados à mobilidade no Brasil, e, diante desta crença, nos unimos para realizar um programa de inovação aberta para identificar soluções com alto potencial de impacto e escala. A ideia é testar, validar e conectar soluções que apresentem efetividade com potenciais parceiros, como forma de alavancar seu impacto”, detalha Priscila.
A mobilidade urbana é um desafio complexo e de alto impacto na sociedade, sobretudo por ser uma atividade essencial para que o cidadão consiga, no deslocamento, acessar oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação. De acordo com análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2021), o orçamento familiar comprometido com despesas de transporte é maior entre os estratos sociais mais vulneráveis; as famílias de baixa renda comprometem mais de um terço do orçamento com o transporte, ao passo que a representatividade dessa despesa nos estratos mais ricos não ultrapassa a faixa dos 15% da renda. Segundo o estudo, essa discrepância decorre da própria restrição de renda.
Os três finalistas receberão recursos financeiros para apoiar a implementação dos projetos-piloto (serão distribuídos R$ 300 mil entre os três negócios selecionados); conexão com uma forte rede de mentores e especialistas em mobilidade, empreendedorismo e impacto socioambiental; possibilidade de conexão e apoio na validação do produto/serviço com especialistas do Grupo Volkswagen; suporte no engajamento com o setor privado, mirando possíveis contratações e caminhos para a escala; além do acompanhamento individualizado da Artemisia para aprimoramento do negócio, apoiando em todas as etapas da execução do piloto.
Sobre o programa
O ImpactaMOB é um programa de inovação aberta de impacto realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Artemisia que tem a missão de apoiar negócios que buscam impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros(as) tornando a mobilidade urbana mais acessível, segura e sustentável. O programa – que está em sua 2ª edição – irá selecionar negócios que queiram validar a efetividade de soluções que ampliem a mobilidade como um serviço, permitindo a melhoria do acesso e da locomoção pela cidade, promovendo a equidade social e/ou atuando de maneira ambientalmente responsável. A iniciativa é 100% gratuita e tem o objetivo de apoiar a implementação de até três projetos piloto desenvolvidos pelos negócios selecionados, amplificando o potencial de impacto positivo dos produtos/serviços. Os negócios terão acesso a uma jornada com acompanhamento individualizado, apoio de especialistas do setor e potenciais parceiros(as) e até R$300 mil – distribuídos entre os selecionados – para a implementação de seus pilotos. www.artemisia.org.br/impactamob.
Sobre a Artemisia
A Artemisia é a organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Tem como foco de atuação identificar e potencializar negócios que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio da sua atividade principal. Fundada em 2005, a Artemisia possui atuação nacional e já impulsionou mais de 650 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas. www.artemisia.org.br
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. www.fundacaogrupovw.org.br