Fundação Grupo VW divulga resultados de 2021 e atualiza causas de atuação

Em 2021, mais de 20 mil brasileiros foram beneficiados; novas causas refletem expansão

A Fundação Grupo Volkswagen beneficiou 20.578 pessoas com suas ações e projetos próprios em 2021, alta de 16% em comparação ao ano anterior. Outros 6.319 brasileiros foram beneficiados por iniciativas realizadas com recursos de empresas do Grupo Volkswagen, administrados pela Fundação. No ano, R$ 8,5 milhões foram investidos ou gerenciados pela entidade em prol da sociedade brasileira.

• 20.578 beneficiados por ações da Fundação: alunos, educadores e comunidades
  • 65.532 beneficiários indiretos nos projetos da Fundação
  • 6.319 beneficiados em projetos administrados com recursos do Grupo Volkswagen
  • R$ 8,5 milhões em investimento social com recursos da Fundação e do Grupo VW
  • Presença em todas as regiões brasileiras com atividades online e presenciais

As ações incluíram desde a formação de educadores e gestores públicos até o incentivo à qualificação profissional, empreendedorismo e geração de renda. Além disso, a Fundação realizou doações equivalentes a mais de 20 toneladas de alimentos.

Mobilidade no centro da atuação

Em 2021, a Fundação Grupo Volkswagen realizou uma pesquisa para aperfeiçoar suas causas e temas de atuação. Até o último ano, a Fundação abraçava três causas: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. A consulta envolveu lideranças da entidade e do terceiro setor, além de questionário aberto a colaboradores do Grupo VW, parceiros e sociedade. Ao todo, mais de 680 respostas foram coletadas.

O trabalho resultou na reorganização da estratégia da Fundação Grupo Volkswagen em torno de duas causas prioritárias, que irão direcionar o planejamento das atividades durante o triênio de 2022 a 2024: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão.

Mobilidade urbana e comunidades sustentáveis

Trabalhamos para incentivar o protagonismo comunitário, em busca da construção ativa das cidades que todos queremos e necessitamos. Para isso, realizamos e apoiamos projetos e organizações que colocam o ser humano no centro das discussões sobre mobilidade, de modo a tornar nossas comunidades espaços mais sustentáveis, resilientes, humanos e seguros para todas as pessoas. Afinal, para nós, mobilidade urbana é muito mais do que ir e vir pelas cidades. Conheça, abaixo, os temas que direcionam nossa atuação nesta causa:

• Energias limpas e alternativas para os meios de transporte urbanos
  • Incentivo à inovação e à tecnologia em mobilidade urbana
  • Espaços públicos mais verdes, acessíveis, inclusivos e acolhedores
  • Incentivo à mobilidade ativa

Mobilidade social e inclusão

A Fundação Grupo Volkswagen também atua para fomentar o desenvolvimento sustentável de comunidades por meio do fortalecimento de cidadãos e de organizações sociais. Para nós, mobilidade social e inclusão está relacionada não apenas à prosperidade socioeconômica, mas ao acesso igualitário a oportunidades que reduzam as acentuadas desigualdades brasileiras, de modo abrangente e equitativo. Nossa atuação nesta causa prioriza indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente mulheres, jovens e pessoas com deficiência. Conheça, abaixo, os temas que direcionam nossa atuação nesta causa:

• Educação profissional e para o mundo do trabalho
  • Inclusão produtiva, empregabilidade e geração de renda
  • Educação inclusiva e oportunidades de ensino às pessoas com deficiência
  • Assistência e proteção social para pessoas em situação de acentuada vulnerabilidade