Fundação Grupo Volkswagen completa 44 anos e revela números atualizados de sua atuação

Data é comemorada hoje (3/07) e semana será de retrospectiva sobre projetos, ações e parcerias nas redes sociais

Desde 3 de julho de 1979, a Fundação Grupo Volkswagen vem realizando ações de educação e desenvolvimento de comunidades graças a recursos de um fundo constituído pela Volkswagen do Brasil.

Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias:

• Mobilidade urbana e comunidades sustentáveis;
  • Mobilidade social e inclusão.

Além disso, apoiamos ações de investimento social do Grupo Volkswagen no Brasil.

Comemoramos hoje, junto a nossa equipe, parceiros e toda a sociedade, nosso propósito de mover pessoas pelo conhecimento, diminuindo distâncias, gerando mudanças e transformando potenciais em realidade.

A Fundação em números

Aproveitamos a ocasião para compartilhar, em primeira mão, alguns números atualizados gerados por nossa atuação – que, ao longo do ano de 2022, beneficiou diretamente 113 mil alunos, educadores e moradores de comunidades. Um aumento de quase 500% comparado ao anos de 2021, quando a Fundação realizou 20.578 atendimentos diretos.

Conheça outros números ligados ao alcance das ações e projetos. Essas e outras informações fazem parte do Relatório de Atividades 2022, que a Fundação publicou para marcar a data.

• 5.423 pessoas capacitadas/certificadas pelos projetos da Fundação
  • 10.313 pessoas beneficiadas pelas ações de assistência social da Fundação
  • 30.093 pessoas impactadas pelos conteúdos educativos da plataforma Cidadania em Movimento
  • 67.098 cidadãos impactados pelas ações de mobilidade urbana apoiadas pela Fundação

A Fundação também mobilizou 162 colaboradoras e colaboradores – funcionários das marcas Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services – como parte de seu Programa de Voluntariado Corporativo. Juntos, os voluntários e voluntárias doaram 580 horas de seu tempo, beneficiando 2.236 pessoas.

As ações solidárias da Fundação no ano passado também incluíram a doação de mil cobertores, 3 mil sanduíches (durante a campanha McDia Feliz, em que apoiou o Instituto Ayrton Senna), uma tonelada de leite e 1.736 cartõesalimentação.

Em auxílio às vítimas da chuva nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, no início de 2022, a Fundação destinou R$ 170 mil em recursos financeiros para a compra de itens de necessidade básica.

O impacto social positivo das ações e projetos da Fundação também incluiu 2 toneladas de resíduos de tecidos automotivos doados pelo Grupo VW e fornecedores aos pequenos empreendimentos participantes do projeto Costurando o Futuro.

O material, que iria para o lixo, se transforma em matéria-prima para produtos que geraram R$ 14.109,75 em faturamento na loja online da Fundação, R$ 31.424,30 vendidos em bazares sociais e R$ 96.725,24 levantados com a venda de brindes corporativos.

Além do fomento ao empreendedorismo, o Costurando o Futuro também foi responsável, em 2022, pela capacitação de 104 pessoas, por meio de cursos realizados em parceria com o Instituto Focus Têxtil e a Faculdade Santa Marcelina.

Relatório de Atividades 2022

O documento destaca os principais resultados e conquistas do último ano. Pelo quinto ano consecutivo, a publicação tem como base as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI) – formato referenciado. Acesse o Relatório de Atividades 2022 em duas versões: interativa e completa (PDF).