O projeto ‘Além do Arco-Íris – Acesso ao Trabalho na Área de Turismo para LGBT+’ foi lançado em outubro com a primeira turma já em andamento, buscando uma transformação inclusiva no mercado de turismo de Salvador. O projeto é idealizado pela Motirô Bahia, com apoio financeiro da Fundação Grupo Volkswagen e parceria com o CPDD Bahia, e tem o objetivo de capacitar 36 participantes LGBT+, dos quais 60% são pessoas trans e não-binárias, para atuar com excelência no setor de turismo e atendimento ao cliente.
As aulas, já na metade, incluem habilidades técnicas e socioemocionais essenciais para a inserção sustentável no mundo do trabalho. Além disso, as atividades práticas proporcionam aos participantes o contato com o setor turístico local, como na recente visita ao Centro Histórico de Salvador, onde foram recepcionados pela coordenadora Patrícia Seabra e pela delegada Camila Albuquerque em equipamentos como o SAT (Serviço de Atendimento ao Turismo) e a Delegacia do Turismo (DelTur).
Segundo Rafael Pedral, coordenador do projeto e responsável pela persona drag queen Petra Perón, o ‘Além do Arco-Íris’ surge da urgência de apoiar a comunidade LGBTQIAPN+, especialmente a população trans, no acesso ao mercado de trabalho formal. “Estamos atendendo a uma demanda urgente por inclusão e também a uma necessidade crescente de mão de obra qualificada no turismo. Estamos apenas começando, mas acredito que teremos muita assertividade,” afirma Pedral.
Sobre o Motirô
Fundada em 2001 como um grupo de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, a Motirô Bahia expandiu suas ações ao longo dos anos, desenvolvendo projetos junto a instituições como Pathfinder do Brasil, Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Movimento de Cidadãs PositHIVas. Com foco nas populações socialmente vulneráveis, como jovens, mulheres e idosos, a Motirô tem executado e apoiado diversas iniciativas comunitárias em Salvador e em todo o estado da Bahia, priorizando a inclusão e o desenvolvimento social.
Com o ‘Além do Arco-Íris’, a Motirô Bahia e a Fundação Grupo Volkswagen somam esforços para criar pontes entre a comunidade LGBT+ e o mercado de trabalho, promovendo uma Bahia mais inclusiva e diversa para todos.