Fundação Grupo Volkswagen adere ao Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes

Para enfrentar o enorme desafio da inclusão produtiva dos jovens, os compromissos da ação levam em conta o marco da Agenda de Trabalho Decente para a Juventude, bem como dos ODS da Agenda 2030 da ONU.

A Fundação Grupo Volkswagen agora faz parte do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, reafirmando mais uma vez seu compromisso com ações voltadas à inclusão dos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Esse pacto é uma importante iniciativa da frente de juventudes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo é desenvolver uma política pública nacional que, em parceria com governos, empresas, fundações, institutos e organizações, promova a inclusão produtiva das juventudes em situação de vulnerabilidade até 2030, por meio da geração de oportunidades de trabalho e formação profissional.

O pacto envolve compromissos significativos, que incluem:

• Subsidiar e financiar organizações que atuam diretamente com jovens, apoiando programas de capacitação, treinamento vocacional, economia solidária e criativa, além da criação de oportunidades de emprego formal, remunerado e protegido.
  • Oferecer e apoiar programas de capacitação e treinamento que auxiliem os jovens no desenvolvimento de habilidades e competências relevantes para o mercado de trabalho.
  • Estabelecer parcerias com empresas para criar oportunidades de formação, estágio remunerado, primeiro emprego e aprendizagem profissional.
  • Fornecer orientação profissional e ajudar os jovens a estabelecer conexões importantes no mercado de trabalho.
  • Realizar pesquisas e análises sobre o emprego juvenil, identificando desafios, tendências e melhores práticas.
  • Participar de instâncias de diálogo social ampliado para colaborar na criação de programas e soluções eficazes para a empregabilidade dos jovens.

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição entre 37 países em número de jovens que não estudam nem trabalham — aproximadamente 10 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos (dados da OCDE e Pnad Contínua – Educação, 2022-2023).

Diante desse cenário, a Fundação Grupo Volkswagen responde a este chamado à ação! Acreditamos que, por meio da mobilidade social, podemos contribuir cada vez mais com ações efetivas para transformar essa realidade.

O futuro do Brasil se constrói agora: juntos, por uma mobilidade social!