Em parceria com o Instituto Focus Têxtil, a Fundação Grupo Volkswagen dá início ao novo período de inscrições para qualificação profissional no projeto Costurando o Futuro, ofertando 40 vagas gratuitas, distribuídas em 2 turmas disponíveis no período da manhã ou à tarde. A trilha de conhecimento inclui temas como “Corte e Costura” e “Design Sustentável”, com carga horária total de 42 horas e formações ocorrendo em 2 encontros semanais, presenciais e ministradas por profissionais especializados.
O curso tem curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, um dos nomes mais importantes da moda brasileira, e também da designer uruguaia, Agustina Comas, que já levou sua marca para as passarelas do Brasil Eco Fashion Week e foi premiada na categoria “Inovação e Tecnologia” pelo Prêmio Fashion Futures em 2021.
O objetivo é promover o empoderamento e a autonomia de empreendedoras e empreendedores na área, impulsionando a inclusão e sua mobilidade social. Além da capacitação técnica, os formados poderão integrar a rede Costurando o Futuro, grupo de costureiras e costureiros da Região Metropolitana de São Paulo acompanhados pela Fundação Grupo Volkswagen. Entre os benefícios da rede, está a troca de conhecimentos, a participação em eventos da Fundação e a possibilidade de recebimento de doações de tecidos automotivos por parte do Grupo Volkswagen, parceiros e fornecedores.
A terceira turma do Costurando o Futuro terá 40 vagas gratuitas, sendo 2 turmas com 20 alunos por horário:
- Turma A (20 vagas): 2ª, 4ª e 6ª, das 9h às 12h – Início das aulas: 07 de Novembro
- Turma B (20 vagas): 2ª, 4ª e 6ª, das 9h às 12h – Início das aulas: 25 de Novembro
As aulas têm início no dia 7 de Novembro, no bairro do Bom Retiro em São Paulo.
Não perca esta oportunidade, acesse o site e realize sua inscrição até o dia 04 de Novembro!
Assista abaixo a playlist do projeto no canal da Fundação no Youtube e saiba mais!
Sobre o Costurando o Futuro
Iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, que contribui para o desenvolvimento de comunidades por meio do empreendedorismo em costura. Hoje, envolve participantes da Grande São Paulo. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras. Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.