A Fundação Grupo Volkswagen e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES deram início na última quinta-feira, 23 de junho, à 1ª edição do Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável, voltado a reconhecer a produção científica brasileira. A iniciativa irá premiar, com R$ 25 mil, autores de artigos em três categorias: Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Leves; Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus); e Modelos Sustentáveis de Negócio Conectados a Melhorias na Mobilidade Urbana. As inscrições vão até 8 de agosto.
Quem pode participar
Podem concorrer ao Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável trabalhos individuais ou em coautoria de brasileiros portadores do título de Mestre ou Doutor ou de alunos matriculados em programas de pós-graduação, mestrado ou doutorado, vinculados a instituições de ensino e pesquisa reconhecidas pelo Ministério da Educação. Será considerado para o recebimento da premiação em dinheiro o primeiro autor do artigo. Mais informações sobre os trabalhos elegíveis, etapas da premiação, critérios de seleção, entre outras, estão disponíveis no edital.
Inscrições
Os trabalhos deverão ser inscritos exclusivamente pelo site https://pcv.capes.gov.br, até o dia 8 de agosto de 2022. Os vencedores de cada categoria receberão prêmio individual em dinheiro, no valor de R$ 25 mil, além de passagens aéreas e diárias para que compareçam à cerimônia de premiação, prevista para ocorrer em novembro.
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.
Sobre a CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado, no Brasil e no exterior.