“Avanços e oportunidades para a educação inclusiva no Brasil”

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008, resultou de um intenso debate, realizado em nível nacional e internacional, objetivando romper com a lógica de exclusão que historicamente segregou da escola regular alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e superdotação. Outro marco importante desse movimento, que inspirou a política do MEC, foi a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 2006 e ratificada pelo Brasil também em 2008.

Desde então, o País tem conquistado avanços fundamentais no âmbito da educação inclusiva, sobretudo no acesso à escolarização. De acordo com o Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas de alunos com deficiência vem aumentando ano a ano, especialmente nas escolas públicas, e ultrapassou 92% em 2018. Porém, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, desde a acessibilidade das construções escolares até as barreiras atitudinais, por exemplo.

Com o objetivo de refletir sobre essas questões, a Fundação Volkswagen realizou a 3ª edição da Jornada do Conhecimento. Por meio dessa série de eventos gratuitos, a Fundação reúne especialistas para discutirem temas contemporâneos relacionados à sua missão e às causas por ela apoiadas: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Nesta edição, Rodrigo Hübner Mendes (Mestre em Gestão da Diversidade e Superintendente do Instituto Rodrigo Mendes) e Jairo Marques (Especialista em Jornalismo Social e colunista da Folha de S.Paulo) dialogaram sobre os avanços e oportunidades para a educação inclusiva no Brasil. Além disso, a educadora Eda Luiz e a ex-aluna da rede pública paulistana Mônica Rocha, que tem Síndrome de Down, compartilharam com o público relatos de suas experiências de ensino e aprendizagem. O evento foi mediado pela jornalista Flávia Yuri Oshima, vencedora do Prêmio ABMES de Jornalismo de Educação em 2017.

Assista abaixo na íntegra ou acesse no YouTube: parte 1 e parte 2.

RODRIGO HÜBNER MENDES

RODRIGO HÜBNER MENDES

Instituto Rodrigo Mendes

Mestre em Gestão da Diversidade e Superintendente do IRM
JAIRO MARQUES

JAIRO MARQUES

Folha de S. Paulo

Especialista em Jornalismo Social e colunista da Folha de São Paulo
FLÁVIA YURI OSHIMA

FLÁVIA YURI OSHIMA

Mediadora

Jornalista