No dia 2 de junho, tiveram início as aulas on-line do projeto piloto Empreendedorismo para Todos, que irá capacitar cinco turmas de pessoas com deficiência em 2021. O projeto é financiado pela Fundação Grupo Volkswagen e realizado pela ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças, com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) e do Itaú Unibanco. Seu objetivo é empoderar e impulsionar pessoas com deficiência a empreenderem com base em seus gostos e talentos.
Perfil dos inscritos
Do total de 224 inscritos, 116 adequaram-se ao público-alvo do projeto, ou seja, pessoas com deficiência residentes na capital ou na Região Metropolitana de São Paulo. Saiba mais sobre eles:
– Deficiência: física (61), auditiva (26), visual (15), psicossocial/mental (6), intelectual (4) e múltipla (4);
– Características étnico-raciais: branca (71), parda (30), preta (11), amarela (2) e preferiram não responder (2);
– Identidade de gênero: homens cisgênero (58), mulher cisgênero (46), preferiram não responder (9) e não binário (3);
– Orientação sexual: preferiram não responder (83), heterossexual (32) e homossexual (1);
– Faixa-etária: entre 41 a 50 anos (34), 51 a 60 anos (21), 21 a 30 anos (13), 61 a 70 anos (3) e 18 a 20 anos (1);
– 21 já possuem um negócio e 95 desejam ter um empreendimento;
Marcela Perestrello Santos, aluna do projeto, tem deficiência visual, é pianista e professora de música. Por meio do curso, ela diz que tem conseguido se desenvolver e quer empreender na área: “Estou dando aulas online. A oportunidade de aprender com vocês é muito importante. Escutar e acompanhar o vídeo tem sido maravilhoso. Acredito que são lutas e vitórias diárias. Não é porque temos deficiência que não podemos casar, nos relacionar, ter filhos, mudar de casa, pagar aluguel, trabalhar e investir. Temos que aproveitar essa chance e dizer: ‘nós também queremos ter o nosso negócio’”, afirmou Marcela.
Agenda
Aulas sobre empreendedorismo (junho, julho e agosto): de 2/6 até 25/8. No dia 1/9, será realizada a cerimônia de encerramento.
Temáticas das formações: preço e cobrança, vendas, gestão financeira, processo produtivo, divulgação, entre outros.
Mentoria (setembro, outubro e novembro): serão selecionados 20 participantes que receberão apoio de mentores para colocarem o conteúdo em prática.