Empreendedorismo para Todos finaliza ciclo de capacitação em empreendedorismo

O projeto agora inicia fase de mentorias com colaboradores voluntários do Itaú Unibanco

No dia 1 de setembro, os 65 alunos do projeto Empreendedorismo para Todos participaram da cerimônia de formatura conduzida de forma online pela ASID Brasil. O projeto é financiado pela Fundação Grupo Volkswagen e realizado pela ASID, com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED), do Itaú Unibanco e da Aliança Empreendedora. Seu objetivo é empoderar e impulsionar pessoas com deficiência a empreenderem com base em seus gostos e talentos.

Ao final do ciclo de capacitação, os alunos demonstraram interesse em empreender em áreas diversas, tanto no ramo de produtos quanto no ramo de serviços. Alguns dos empreendimentos citados incluem comércios de alimentação, moda, artesanato e consultorias de marketing digital, jurídica e de recrutamento e seleção, entre outras possibilidades.

A formatura contou com depoimentos de representantes de parceiros e dos alunos, que agradeceram a oportunidade de participar da formação. “Nós não estaríamos aqui sem vocês. O conteúdo do curso foi bem diversificado, com questões comportamentais e técnicas. Empreender é um conjunto de coisas. Minha eterna gratidão”, comentou Dulcinea Picollo. Já o aluno Edvaldo Gratão contou que iniciou o curso após uma demissão e disse que o incentivo para abrir um negócio de patchwork “era tudo do que precisava para alavancar a ideia”.

Fase de mentoria

Conforme divulgado na abertura das inscrições, dos 65 alunos concluintes da formação, 20 foram selecionados para participar da fase de mentoria, que será realizada entre setembro e novembro, em parceria com o Itaú Unibanco. Em agosto, 40 colaboradores voluntários foram selecionados e receberam treinamento da ASID Brasil e do Itaú para atuação nessa etapa.

A mentoria deve contar com seis encontros quinzenais e dois encontros gerais entre ASID, Itaú e Fundação Grupo Volkswagen, para troca de experiências entre mentores e compartilhamento de conhecimentos.