Fundação Grupo Volkswagen abre inscrições para o novo edital Juntos pela Mobilidade Social

Serão destinados R$ 480 mil para 8 organizações, com foco em ações de inclusão produtiva, assistência e/ou proteção social; projetos poderão ser até 14 de abril

A Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com o Instituto Diverse, anuncia a abertura das inscrições para a 1ª edição do edital Juntos pela Mobilidade Social. O objetivo do programa é apoiar Organizações da Sociedade Civil de Base Comunitária sem Fins Lucrativos que desenvolvem ações de inclusão produtiva, assistência e/ou proteção social em territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O edital disponibilizará um total de R$ 480 mil, destinados a oito organizações selecionadas, com cada uma podendo receber até R$ 60 mil. As propostas devem ser enviadas até o dia 14 de abril de 2024.

Segundo Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, o edital visa ampliar as ações de organizações de pequeno e médio porte em prol dos territórios e comunidades em que atuam. “O intuito é impulsionar atividades de assistência e proteção à população mais vulnerável, visando não apenas o desenvolvimento socioeconômico, mas também o acesso equitativo a oportunidades para reduzir as desigualdades locais. Isso inclui um enfoque especial nas questões de diversidade e inclusão, a fim de garantir a participação plena dos grupos minoritários”, explica.

Para a Diretora Executiva do Instituto Diverse, Maria Letícia Puglisi Munhoz, essa parceria possibilita impactar cada vez mais pessoas. “É muito importante a parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, que prioriza a promoção da diversidade para fortalecer a democracia e a equidade no país ― especialmente no apoio a organizações da sociedade civil. Isso porque, sem diversidade, aumentam as desigualdades. Queremos ampliar a participação de todas as pessoas, em todos os aspectos da convivência social, e criar ambientes seguros para isso. Esse é o nosso maior patrimônio”, afirma.

As áreas contempladas pelo edital também incluem oficinas para geração de emprego e renda, fomento ao empreendedorismo, adaptação ou equipamento de espaços para convivência familiar ou comunitária, acessibilidade, fortalecimento de redes, governança e gestão. Para o ano de 2024, as áreas foram atualizadas, incluindo aquisições ou adaptações específicas destinadas a melhorar ou facilitar o atendimento às pessoas com deficiência.

Podem participar do processo seletivo organizações que estejam localizadas, imprescindivelmente, em um dos seguintes municípios: Resende (RJ); Salvador (BA); São Bernardo do Campo (SP); São Carlos (SP); São José dos Pinhais (PR); São Paulo (SP) ― apenas nas subprefeituras do Campo Limpo, Ipiranga, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Jabaquara, M’Boi Mirim e Parelheiros; Taubaté (SP) ou Vinhedo (SP), além de possuírem um mínimo de um ano de atividade comprovada. A Fundação acredita que essa seleção criteriosa garantirá o direcionamento dos recursos para projetos consolidados e alinhados com as necessidades locais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 18 de março e 14 de abril de 2024, através do preenchimento do formulário eletrônico clicando aqui.

Para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo, critérios de elegibilidade e demais orientações, acesse o edital completo Juntos Pela Mobilidade Social 2024.

Acreditamos que, juntos, podemos contribuir para fortalecer as iniciativas que fazem a diferença em nossas comunidades e construir um futuro melhor. Participe!