DIVERSA Presencial realiza novo encontro; oficina de arte é destaque

Educadores vivenciaram a importância de se colocarem no lugar dos alunos em encontro do projeto DIVERSA Presencial

Foto de participantes da oficina de artes. Eles seguram seu desenhos em torno de Rodrigo Mendes.

No dia 31 de julho, o Instituto Rodrigo Mendes realizou um novo encontro da edição 2018 do DIVERSA Presencial. Esse ciclo de formação em educação inclusiva é oferecido em parceria com a Fundação Volkswagen. Estiveram presentes cerca de 40 educadores dos municípios de Caieiras (SP), Cotia (SP), Mogi das Cruzes (SP), Nova Odessa (SP) e São Caetano do Sul (SP).

A programação iniciou-se com uma oficina de arte ministrada por Rodrigo Hübner Mendes, Superintendente do Instituto. Os participantes organizaram-se em duplas e receberam dois desafios. Primeiramente, cada um precisou desenhar um objeto do entorno em uma folha de papel. Na sequência, foram convidados a fazer um retrato do colega à frente. Para as tarefas, puderam utilizar apenas um fio de barbante preso a um dos dedos e tinta nanquim. Ao final, os desenhos foram dispostos no centro da sala e Rodrigo Mendes mediou uma reflexão com o grupo.

Os educadores relataram a apreensão inicial com a atividade, incluindo o receio de não conseguirem realizá-la e a preocupação com a opinião dos demais. Porém, revelaram que, durante o processo, sentiram-se mais confiantes, destacando a relevância das orientações e estímulos recebidos ao longo da produção. Em geral, ficaram satisfeitos com os resultados.

Diante dessas ponderações, Mendes relacionou o exercício com o processo de ensino-aprendizagem, mostrando a importância de assumir riscos, de experimentar e de tornar positivas as incertezas que surgem na sala de aula, principalmente no contexto da inclusão. Mais ainda, evidenciou como é essencial colocar-se no lugar do aluno, valorizando o potencial de todos. “A escola inclusiva é aquela que acolhe, que oferece oportunidades e faz apostas, mantendo altas expectativas. Uma palavra pode mudar a vida de alguém. O professor tem um poder enorme nas mãos”, concluiu Rodrigo Mendes ao encerrar a oficina.

A programação do encontro prosseguiu com uma apresentação sobre o sistema educacional do Brasil e a nova Base Nacional Comum Curricular, realizada por educadoras de Caieiras (SP). Além disso, representantes de Cotia (SP) e de São Caetano do Sul (SP) trouxeram situações desafiadoras vivenciadas em suas cidades, demonstrando como as formações do DIVERSA Presencial já estão contribuindo para transformar a realidade de suas escolas.

Sobre o DIVERSA Presencial

O DIVERSA Presencial é uma formação em serviço que reúne representantes de secretarias de educação, gestores escolares e educadores para debater os desafios da educação inclusiva, a partir de casos reais que envolvem estudantes com deficiência matriculados em salas de aula comum. O objetivo é assegurar, a todas as crianças, sem exceção, o seu direito à educação. Realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes, conta com o apoio da Fundação Volkswagen desde 2017.