Diversa Presencial: confira o novo vídeo acessível com resultados do projeto!

Filme destaca os resultados da iniciativa em 2018, que impactou mais de 18 mil alunos

Foto de um grupo de pessoas em pé, sendo um homem e oito mulheres, em uma sala. Eles estão parados um do lado do outro e seguram um certificado nas mãos. Todos estão sorrindo.

O Diversa Presencial é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes que oferece formação em serviço para profissionais envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação, tem como objetivo contribuir na ampliação de conhecimentos sobre educação inclusiva a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos próprios participantes.

O projeto conta com o apoio da Fundação Volkswagen desde 2017. No último ano, impactou 76 escolas e cerca de 18 mil estudantes. Em 2018, após seleção pública, participaram do Diversa Presencial representantes dos municípios paulistas de Caieiras, Cotia, Mogi das Cruzes, Nova Odessa e São Caetano do Sul. Além disso, as cidades de Cruzeiro, Peruíbe e Poá foram escolhidas para a fase de monitoramento. Profissionais dessas localidades haviam realizado as formações no ano anterior e, em 2018, receberam apoio para a implantação de políticas públicas inclusivas em seus municípios.

Os resultados, experiências e transformações positivas que ocorreram nessas escolas estão, agora, disponíveis em um vídeo (abaixo), que conta com janela de Libras e audiodescrição.

Para mais informações sobre o projeto, acesse também o Relatório de Impactos 2018.