Diversa Presencial: confira o novo vídeo acessível com resultados do projeto!

Filme destaca os resultados da iniciativa em 2018, que impactou mais de 18 mil alunos
Foto: Enoá

O Diversa Presencial é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes que oferece formação em serviço para profissionais envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação, tem como objetivo contribuir na ampliação de conhecimentos sobre educação inclusiva a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos próprios participantes.

O projeto conta com o apoio da Fundação Volkswagen desde 2017. No último ano, impactou 76 escolas e cerca de 18 mil estudantes. Em 2018, após seleção pública, participaram do Diversa Presencial representantes dos municípios paulistas de Caieiras, Cotia, Mogi das Cruzes, Nova Odessa e São Caetano do Sul. Além disso, as cidades de Cruzeiro, Peruíbe e Poá foram escolhidas para a fase de monitoramento. Profissionais dessas localidades haviam realizado as formações no ano anterior e, em 2018, receberam apoio para a implantação de políticas públicas inclusivas em seus municípios.

Os resultados, experiências e transformações positivas que ocorreram nessas escolas estão, agora, disponíveis em um vídeo (abaixo), que conta com janela de Libras e audiodescrição.

Para mais informações sobre o projeto, acesse também o Relatório de Impactos 2018.