Dia Nacional do Voluntariado: Fundação Grupo Volkswagen beneficia mais de 2.300 pessoas em 2023

Ao longo do ano, cerca de 250 colaboradores do Grupo Volkswagen se engajam com ações do Programa de Voluntariado

Instituído pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, com regulamentação somente na década de 90 pela Lei nº 9.608, o Dia Nacional do Voluntariado valoriza o trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade. A Fundação Grupo Volkswagen está empenhada com a causa social e oferece vagas para colaboradores da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Financial Services, Porsche, Volkswagen Caminhões e Ônibus e LM Soluções de Mobilidade participarem voluntariamente de ações sociais. Neste ano, cerca de 250 colaboradores se engajaram, impactando positivamente em mais de 2.300 pessoas, que foram beneficiadas direta ou indiretamente.

As ações são focadas nas proximidades das regiões que acolhem as operações das empresas que compõem o Grupo Volkswagen do Brasil, sejam plantas ou escritórios comerciais, das cidades de São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais, Taubaté, São Carlos, Salvador, São Paulo, Vinhedo e Resende. O Programa de Voluntariado representa uma oportunidade de integrar os colaboradores e dar a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades, como o trabalho em equipe.

De acordo com Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente da Fundação Grupo Volkswagen, as ações promovidas pela Fundação Grupo Volkswagen têm como missão engajar os colaboradores para que doem tempo, talentos e esforços para ajudar pessoas e entidades. “A iniciativa reforça o compromisso do Grupo Volkswagen com as comunidades do entorno de nossas unidades e o pilar social da nossa estratégia ESG, ao mesmo tempo em que integra o time de colaboradores da companhia”, diz.

Ações

Os colaboradores voluntários estiveram acompanhados de um de seus familiares e puderam participar de diversas ações durante o voluntariado, como uma oficina de kokedama, na qual aprenderam a recuperar e plantar orquídeas para o devido plantio no jardim da organização. Foram realizadas atividades de organização de  bazar da instituição, oficina de culinária, roda de conversa, atividades de zeladoria como pinturas, reparos, realização de horta, jardinagem.

Além das ações presenciais de voluntariado, a Fundação Grupo Volkswagen dispõe ainda De uma estratégia de trabalho voluntário remoto, onde os voluntários podem compartilhar dicas de carreira, falar sobre sua trajetória profissional ou explorar habilidades úteis para a qualificação de jovens e adultos participantes do Projeto Carretas do Conhecimento. No total, 140 colaboradores se engajaram, dedicando, cada um, cerca de quatro horas na ação, incluindo capacitação, preparação, atuação propriamente dita e avaliação na conclusão da participação.

Por fim, no projeto CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento, realizado com o SENAI-SP. A iniciativa conta com a experiência de colaboradores do Grupo Volkswagen, que além de terem contribuído com o conteúdo do curso construído, são mentores voluntários dos alunos. O objetivo da iniciativa é desenvolver competências em jovens e adultos na área de Tecnologia da Informação (TI), um dos mercados mais aquecidos no Brasil.

“Estamos satisfeitos com as ações realizadas até o momento e almejamos atuar de maneira ainda mais focada e eficiente para impactar a sociedade de maneira ainda mais significativa. Assim, buscamos envolver mais pessoas e parceiros que estejam comprometidos com um futuro mais sustentável”, conclui Vitor Neia.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos ações de investimento social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.