Dia Internacional dos Povos Indígenas: Aldeia Guyrapaju recebe apoio da Fundação

Tendo a diversidade e inclusão como fios condutores na realização de seus projetos, a Fundação se orgulha de ter os povos originários como beneficiários de suas ações

Hoje é o Dia Internacional dos Povos Indígenas e não haveria melhor data para contarmos nossa história com a aldeia guarani Guyrapaju, localizada em região de manancial – a chamada Pós-Balsa, em São Bernardo do Campo (SP).

O nosso primeiro encontro ocorreu em 2022, quando o Instituto Social Cultural Brasil esteve entre os selecionados da primeira edição do Fundo Solidário. O instituto atua com iniciativas na área da cultura e tem a aldeia indígena entre as comunidades beneficiadas. Foi quando o Fundo Solidário possibilitou a organização de uma oficina audiovisual no local, por meio do apoio financeiro no valor de R$ 22.500,00.

Durante a Campanha Natal Solidário, a Fundação destinou R$ 63.300,00, distribuídos em 422 cartões-alimentação carregados, cada um com a quantia de R$ 150,00, para as famílias indígenas acolhidas pelo Instituto, permitindo que atendessem às suas necessidades mais imediatas.

Em abril deste ano, quando realizamos a Campanha Páscoa Solidária, tivemos nova oportunidade de encontrar com os Guyrapaju, durante a realização de uma oficina de segurança alimentar, a construção de uma horta agroecológica e instalação de uma cisterna para irrigação – que foram entregues no lugar de ovos de chocolate, em respeito à pluralidade cultural desses povos e ao desejo da comunidade. Foi uma adaptação super importante, já que a alimentação correta é um ponto de alerta, segundo as lideranças locais.

Ainda em 2023, a aldeia Guyrapaju também esteve entre os beneficiários da Campanha Inverno Solidário, onde tivemos o prazer de levar executivos e colaboradores da Volkswagen Financial Services para conhecerem a comunidade indígena, compartilhar de um café da manhã e realizar a entrega de cobertores, toucas e luvas, na intenção de contribuir para um inverno mais quente para as crianças e adultos. Durante a visita, pudemos conhecer o entorno da aldeia, um pouco da rotina dos moradores, além de poder conversar com liderança local. A Fundação repassou o total de R$ 19.279,14 durante a campanha, impactando 422 pessoas indígenas.

Aproveitamos a data comemorativa para reafirmar nosso compromisso com todos os segmentos da sociedade, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. E sempre colocando a educação, a diversidade e a inclusão como fios condutores na realização de ações e projetos através das duas causas que abraçamos: a mobilidade urbana e comunidades sustentáveis e a mobilidade social e inclusão.

Assista abaixo ao vídeo desta ação: